terça-feira, 19 de maio de 2009

Seminário Sobre Belo Horizonte e a Crise Econômica


Clique na imagem para ampliá-la

Faça sua inscrição no site: www.cmbh.mg.gov.br

Carteira de Estudante

Não serão mais fabricadas as carteirinhas de estudante pelo site. Somente pessoalmente na unidade Aimorés, em caso de dúvida entrar em contato no telefone 3235-7355

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Cinema

O Cine Humberto Mauro oferece uma retrospectiva do cinema de Alain Resnais, um dos mais importantes diretores franceses, contemporâneo ao movimento da Nouvelle Vague naquele país. O professor Cristian Borges dá mais detalhes sobre o cineasta no texto abaixo e comenta, no sábado, 23, o filme Hiroshima, Mon Amour, um clássico do cinema, presente na programação.
Para esta semana, a programação é a seguinte:

CICLO ALAIN RESNAIS
[DE 13 DE MAIO A 03 DE JUNHO DE 2009]
O Cine Humberto Mauro abre as comemorações do Ano da França no Brasil com o Ciclo Alain Resnais. A mostra conta com o apoio da Cinemateca da Embaixada da França.

Cristian Borges
bsp;parceria com Chris Marker, transformou o que seria um inofensivo filme de encomenda sobre a arte africana num vigoroso libelo anti-colonialista e anti-racista; Noite e Nevoeiro, análise fundamental do extermínio nazista, ainda hoje impressiona pela contundência de sua abordagem, ao trocar o sensacionalismo do passado pela consciência crítica do presente; já Hiroshima, Meu Amor e O Ano Passado em Marienbad expandiram as possibilidades narrativas e formais do cinema a limites nunca antes vislumbrados, algo reiterado depois com Muriel, Providence e Meu Tio da América. ..
nbsp;quadrinhos, a canção e o teatro populares, ele ainda dá provas de vitalidade: em breve, um de seus filmes mais recentes, Amores Privados em Lugares Públicos, completará dois anos ininterruptos em cartaz em São Paulo; e seu último filme, Les Herbes Folles, participa, em maio deste ano, da competição do Festival de Cannes. Revolucionário discreto, em mais de 60 anos de carreira ele continua avançando de faceta em faceta, sem nunca se repetir nem se acomodar, movido por um inconformismo e uma curiosidade sempre inquietos, dignos dos grandes a rtistas!

CICLO ALAIN RESNAIS: R$ 5,00 (INTEIRA) E R$ 2,50 (MEIA). FILMES EM 35MM.

CICLO ALAIN RESNAIS
[DE 13 DE MAIO A 03 DE JUNHO DE 2009]

14 QUI
17h Curtas
19h O Ano Passado em Marienbad
20h50 Meu Tio da América

15 SEX
17h Medos Privados em Lugares Públicos
19h20 Hiroshima, Meu Amor
21h Stavisky ou O Império de Alexandre

16 SAB
16h Meu Tio da América
18h10 Curtas


17 DOM
16h Hiroshima, Meu Amor
17h40 O Ano Passado em Marienbad
19h30 Medos Privados em Lugares Públicos

Para a programação completa, acessar:

http://www.fcs.mg.gov.br/agenda/detalhes.aspx?IdAgenda=1006&IdCategoria=6

OFICINAS GRATUITAS

A Quarta Mostra de Cinema de Ouro Preto abriu inscrições (gratuitas) para oficinas (gratuitas) que acontecem durante a mostra (18 a 23 de junho) na famosa cidade histórica mineira. As oficinas oferecidas são as seguintes (lembrando que o certificado da mesma também funciona como atividade complementar para ser incorporado ao portifólio do aluno interessado):


ESCOLHA UMA OFICINA
O CINEMA NA SALA DE AULA: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO A PARTIR DE IMAGENS E SONS
18/06/2009 a 20/06/2009 - quinta a sábado
Faixa etária: Acima de 18 anos
A FORMA E A INFORMAÇÃO NO DOCUMENTÁRIO: ESTRATÉGIAS NARRATIVAS
18/06/2009 a 20/06/2009 - quinta a sábado
Faixa etária: Acima de 18 anos
CINEMA E ARTES PLÁSTICAS
18/06/2009 a 20/06/2009 - quinta a sábado
Faixa etária: Acima de 18 anos
REALIZAÇÃO EM CURTA DOCUMENTAL
19/06/2009 a 22/06/2009 - sexta a segunda
Faixa etária: Acima de 18 anos
HISTÓRIA E CINEMA BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1970
19/06/2009 a 20/06/2009 - sexta a sábado
Faixa etária: Acima de 18 anos
CONSERVAÇÃO PREVENTIVA E TRATAMENTO DIGITAL DE ACERVOS FOTOGRÁFICOS
19/06/2009 a 21/06/2009 - sexta a domingo
Faixa etária: Acima de 18 anos
DIREÇÃO DE ARTE/CENOGRAFIA E FIGURINOS PARA CINEMA
19/06/2009 a 21/06/2009 - sexta a domingo
Faixa etária: Acima de 18 anos

Detalhes e inscrições: http://universoproducao.tempsite.ws/site/index.php

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Educação

Plano prevê Enem obrigatório na rede pública em 2010

14 de maio de 2009

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira que o ministro Fernando Haddad aceitou a ideia de tornar o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obrigatório para todos os estudantes da rede pública. Haddad já pediu um estudo de logística para garantir que os alunos tenham acesso aos locais de prova em todo o território nacional.

A proposta foi apresentada pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em reunião no MEC sobre os conteúdos do novo Enem. A mudança pode começar já em 2010.

A ideia é que o Enem passe a certificar a aprovação no ensino médio - ou seja, para obter o diploma, o aluno precisará participar da prova e alcançar uma nota mínima, a ser determinada pelas secretarias de estado. Em 2008, 4 milhões de alunos se inscreveram no exame.

Na quarta-feira, Haddad divulgou a matriz de habilidades do novo Enem. Segundo ele, a prova será mais concentrada na compreensão de problemas do que na memorização de datas ou fórmulas. Ele explicou que os conteúdos cobrados na edição de 2009 continuarão iguais aos ministrados hoje no ensino médio

Fonte: Veja online

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Todos pela educação

"O Brasil só será verdadeiramente independente quando todos seus cidadãos tiverem uma Educação de qualidade. Partindo dessa idéia, representantes da sociedade civil, educadores, organizações sociais, iniciativa privada e gestores públicos de Educação se uniram no Todos Pela Educação: um movimento que tem como objetivo contribuir para que o País consiga garantir Educação de qualidade para todos os brasileiros.

O Todos Pela Educação não é um projeto de uma organização específica, mas sim um projeto de Nação. É uma união de esforços, em que cada cidadão ou instituição é co-responsável e se mobiliza, em sua área de atuação, para que todas as crianças e jovens tenham acesso a uma Educação de qualidade.

A atuação do movimento inclui o monitoramento da Educação, por meio do acompanhamento de suas 5 Metas e da divulgação de pesquisas, dados e informações relacionadas ao tema, a maior e melhor inserção da Educação na mídia, a articulação, o fomento ao debate e a mobilização da sociedade.

Para alcançar a Educação que o Brasil precisa, foram definidas 5 Metas específicas, simples, compreensíveis e focadas em resultados mensuráveis, que devem ser alcançadas até 7 de setembro de 2022:

Meta 1. Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola.
Meta 2. Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos.
Meta 3. Todo aluno com aprendizado adequado à sua série.
Meta 4. Todo jovem com o Ensino Médio concluído até os 19 anos.
Meta 5. Investimento em Educação ampliado e bem gerido.


As Metas, acompanhadas constantemente, servirão como direcionamento para que todos os brasileiros participem e cobrem melhorias na Educação.

Vencer o desafio educacional brasileiro passa pelo compromisso e pela ação de todos e de cada um. Só assim, em 2022, poderemos comemorar não só nossa independência como País, mas também nossa independência como Nação."


Acesse e faça sua parte: www.todospelaeducacao.org.br

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Vestibular Unificado

08/05/2009 - Unatec discute o tecnólogo no mundo do trabalho em evento especial
No mês em que comemora-se o Dia do Trabalho e no momento em que mercado está cada vez mais de olho no tecnólogo, a Unatec convida a todos os estudantes para uma reflexão sobre o seu futuro, sua motivação e competência frente às constantes mudanças do mundo do trabalho.
No dia 13/5, a partir das 19h, no Chevrolet Hall, o evento "O Tecnólogo no Mundo do Trabalho", será uma oportunidade para falar e aprender sobre motivação e mudança com dois grandes especialistas: Eugênio Mussak - "Caminhos para mudanças - Reflexões sobre um mundo permanente" e Gilclér Regina - "Motivação e Competência: O Futuro do Tecnólogo".
Participe do evento levando 1 kg de alimento não-perecível (exceto fubá e sal) que será doado ao Restaurante Popular de BH.
Agenda
Evento "O Tecnólogo no Mundo do Trabalho"
Data: 13/5
Horário: a partir das 19h
Local: Chevrolet Hall - Av. Nossa Senhora do Carmo, nº 230, Savassi
VESTIBULAR UNIFICADO
Fruto de uma parceria entre o Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), o Centro Universitário UNA, a Faculdade UNA de Contagem e a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, o Vestibular Unificado é a maneira mais inteligente de ingressar nas melhores instituições de ensino superior de Minas Gerais.

Pioneiro no Estado, esse novo formato de processo seletivo é moderno e dinâmico, pois valoriza as transformações de nosso tempo – a era do conhecimento.

Centro Universitário de Belo Horizonte

Uni-BHCom 45 anos de tradição, o Uni-BH possui mais de 40 cursos de graduação nas modalidades bacharelado, licenciatura e tecnologia, dezenas de cursos de pós-graduação lato sensu e também mestrado profissional em Tecnologia de Alimentos. A Instituição, consciente de sua responsabilidade social, desenvolve projetos de pesquisa e extensão que beneficiam a comunidade. Com esse mesmo objetivo, o Uni-BH é participante do ProUni e possui um atrativo programa de bolsas de estudos e descontos. E, buscando o aprimoramento do seu corpo discente e docente, promove intercâmbio acadêmico de alunos e professores com universidades estrangeiras.

Saiba mais sobre o Uni-BH [+]

Centro Universitário UNA

Una47 anos de atuação no ensino superior mineiro, oferecendo uma sólida formação profissional e um processo de aprendizagem diferenciado para seus alunos. Atualmente são oito campi, com oferta de cursos de Bacharelado, Licenciatura, Graduação Tecnológica e Pós-Graduação. A mesma excelência acadêmica nas áreas das ciências biológicas e da saúde, comunicação e artes, ciências humanas e ciências sociais aplicadas torna a UNA referência nacional na Graduação Tecnológica, por meio do Instituto UNA de Tecnologia (Unatec). Com uma postura vibrante e inovadora, a UNA consolida um de seus principais compromissos: a construção permanente de um ambiente de ensino e aprendizagem inspirador, que desperta nas pessoas a paixão por uma vida plena e o respeito às características de cada um.

Saiba mais sobre a UNA [+]

Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

Faculdade de Ciências MédicasA Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais avança com a estratégia de aliar sua experiência, acumulada em mais de 50 anos de ensino e pesquisa, à postura inovadora exigida pelo atual contexto da educação e da tecnologia na área da saúde. Os cursos de Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, e os mais recentes Enfermagem e Psicologia são reconhecidos entre os mais prestigiados do País. O modelo educacional adotado garante o acompanhamento do aluno pelo professor, através dos estágios supervisionados em serviços próprios (Ambulatório Affonso Silviano Brandão, Internato Rural e Hospital Universitário São José - HUSJ). A FCMMG orgulha-se de educar e treinar seus alunos visando o futuro.

Saiba mais sobre a Ciências Médicas [+]

terça-feira, 12 de maio de 2009

INFORMATIVO DO MÊS DE MARÇO

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA.



Justiça impede que Cinemark exija boleto bancário para meias-entradas

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

da Folha Online

Atualizado às 18h37.

Uma medida liminar deferida pela 1ª Vara Empresarial da Capital, no Rio de Janeiro (RJ), impede que a rede de cinema Cinemark exija outros documentos --como boletos bancários, folhas de frequência e recibos de matrícula--, além da carteira estudantil, para efetuar a venda de meias-entradas. A medida é válida para todo o Brasil.

A decisão garante que as entradas sejam obtidas apenas com a apresentação da carteira estudantil, que é emitida pela instituição de ensino, com data de validade --fator que já atestaria a qualidade de estudante ao seu portador.

As investigações realizadas durante o inquérito civil constataram que, com essas solicitações, a rede de cinemas dificultava o direito do estudante de pagar a meia-entrada. O pedido de liminar foi feito pela 2ª Promotoria de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital.

A Cinemark ainda não havia se pronunciado em relação à decisão da Justiça até a publicação desta reportagem.
http://guia.uol.com.br/cinema/ult10044u563800.shtml

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Novo Cronograma de Entrevista Fies Regular

Segue abaixo alterações no Cronograma para Entrevista do Fies Regular referente ao 1º/2009.

Resultado, datas e locais das entrevistas.

Resultado dia 25/05/09 no site da CEF.

CAMPUS DIA DA ENTREVISTA LOCAL DA ENTREVISTA

Aimorés 27/05/09 Campus Aimorés

Afonso Pena e Liberdade 28/05/09 Campus Aimorés

Guajajaras e Raja 29/05/09 Campus Aimorés

Barro Preto 01/06/09 Campus Aimorés

Barreiro 02/06/09 Campus Barreiro

Contagem 03/06/09 Campus Contagem

quarta-feira, 6 de maio de 2009

AOS ALUNOS UNA

O The Best Idiomas e Informática, juntamente com o DCE –UNA-SE, através da lei de incentivo a educação e cultura está convidando os alunos sorteados para participar de nossos cursos de qualificação em condição especial. Você terá direito a um de nossos cursos de Inglês, Espanhol, Alemão, Francês, Italiano, Mandarim e Informática básica, avançada ou profissionalizante com desconto real de 60% durante todo o curso e isenção total de matriculas.

Abaixo, valores já com desconto.

Idiomas:

Matricula: Isento

Mensalidades: R$ 79 (Inglês ou Espanhol)

Material Didático: R$ 10,00(mês

Informática:

Matriculas: Isento

Mensalidades: 60% a 80% de desconto (mais de 50 cursos na área)

Material Didático: Gratuito

Importante:

Os interessados deverão comparecer na sala do DCE para pegar o Formulário de desconto no horário de 09:00 às 17:00, nos dias 07 e 08 de maio, com o formulário em mãos o aluno interessado deverá comparecer à Rua da Bahia, 1033 – 2° andar – Centro – Bhte. (31) 3222-5818/8663-3674/ 8418-8768 Nos mesmos dias citados acima, no horário de 09:00 às 19:00 hs. Falar com Valéria.

www.thebestweb.com.br

Colação de Grau

Caro Aluno,

A partir de 2010, a cerimônia de Colação de Grau terá um novo formato. O evento voltado aos alunos dos cursos de graduação será realizado nos meses de abril e de outubro para os concluintes do segundo e primeiro semestre de cada ano, respectivamente. Além disso, as cerimônias de colação de grau e de formatura, que atualmente acontecem em eventos distintos, serão integradas em um único ato institucional legal, do qual participarão somente os alunos sem pendências acadêmicas.

Com o novo formato, buscamos uma empresa parceira que irá aprimorar a nossa cerimônia, que já conta com elevado índice de satisfação entre os alunos e convidados. A UNA e a empresa serão responsáveis e terão exclusividade nos seguintes serviços:

- Apresentação artístico-cultural;
- Becas;
- Cerimonial;
- Decoração;
- Filmagem;
- Fotografia;
- Iluminação;
- Infra-estrutura;
- Mestre-de-cerimônias;
- Segurança;
- Sonorização;
- Transmissão simultânea;
- Vídeo-foto.

Ressaltamos que a data de cada cerimônia, local e valor da taxa para participação serão informados às comissões de formatura com 12 (doze) meses de antecedência.

As cerimônias de formatura dos graduandos do 1º semestre de 2009 contam com um modelo transitório, já com a empresa parceira, e serão realizadas no Chevrolet Hall, com taxa atual de participação de R$ 190,00 por aluno, incluindo todos os benefícios acima citados.

Essas mudanças começam a vigorar para os alunos que irão se graduar a partir de dezembro de 2009.

Veja aqui a resolução sobre o novo formato de colação de grau

Perguntas freqüentes – F.A.Q.

Mais informações pelo e-mail cerimonial@una.br
Centro Universitário UNA

terça-feira, 5 de maio de 2009

No dia da comunicação

Jornal O Estado de S.Paulo questiona revogação integral da Lei de Imprensa

Redação Portal IMPRENSA

O jornal O Estado de S.Paulo aprovou com ressalvas a revogação da Lei de Imprensa. A posição do veículo, levada à tona por meio de editorial publicado nesta terça-feira (5), assume a mesma linha de entidades de classe como a Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), que questionaram possíveis lacunas nas decisões jurídicas do setor deixadas após o fim da matéria.

Segundo o jornal, a retirada integral dos 77 artigos da Lei, vigentes desde o período militar brasileiro, poderá dar margens a danos contra jornalistas e parte da sociedade. "A desigualdade entre a mídia e o indivíduo é patente. O direito de resposta é uma tentativa de estabelecer um mínimo de igualdade de armas. Vamos criar um vácuo jurídico numa matéria dessa sensibilidade", disse o editorial, reproduzindo citação do ministro Gilmar Mendes, que solicitou revogação parcial da matéria.

No editorial, o jornal citou como exemplo o polêmico caso Escola Base, em que denúncias falsas de abuso sexual contra menores foram publicadas por diversos jornais do país, o que ocasionou em verdadeiro "linchamento público" dos diretores da instituição. O jornal ressaltou também que, ao se basear em leis do Código Penal e Civil para julgar crimes de imprensa, muitos juízes de primeira instância já autorizaram censura prévia, o que é inconstitucional.

Por fim, o veículo solicitou ao Congresso que, após o término da Lei de Imprensa, seja criada uma nova legislação específica para o setor, baseada nos critérios democráticos e que "garantam expressamente o papel crítico da imprensa e preserve o livre exercício de expressão e de informação, sem abusos".

A Lei de Imprensa foi revogada na última quinta-feira (30) em audiência realizada no Supremo Tribunal Federal (STF). Na ocasião, seis ministros endossaram a posição do relator do processo, Carlos Ayres Britto, manifestando-se a favor da revogação integral da matéria. Três ministros - Ellen Gracie, Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes -, defenderam a retirada parcial da Lei. Apenas um ministro, Marco Aurélio Cunha, se posicionou a favor da manutenção dos 77 artigos.

Fonte: http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2009/05/05/imprensa27836.shtml