quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Votação da PEC do diploma é novamente adiada na CCJ

Matéria extraída do site Comunique-se

Votação da PEC do diploma é novamente adiada na CCJ

A votação da Proposta de Emenda à Constituição 386/2009, que restitui a obrigatoriedade da graduação em Jornalismo para o exercício da profissão, foi adiada novamente pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

“O processo legislativo é assim. Nunca se sabe o que vai acontecer”, explica o relator do projeto na comissão, Maurício Rands (PT-PE).

A proposta estava na pauta da reunião desta quarta-feira (28/10), mas não foi apreciada. Agora, a expectativa é que a votação aconteça na reunião da próxima semana (04/11). Para tanto, Rands informa que apresentará requerimento um dia antes, pedindo a inversão da pauta.

O deputado compreende as dificuldades na tramitação do projeto, já que trata de um tema polêmico. “É uma matéria que divide muitas bancadas, mas nós estamos confiantes”, afirma.

O relatório apresentado por Rands é pela aceitação da proposta que, em seu entendimento, não possui “ofensa às cláusulas invioláveis do texto constitucional”.


Clique na imagem para ampliá-la.

Maiores informações CLIQUE AQUI.

Itamar Franco - Adiado

No Centro da Discussão - Evento CEUNIR-MG:
Itamar Franco adia a palestra por problemas de saúde, promete remarcar em breve.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

AVISO DE RETIFICAÇÃO DE EDITAL

Prezado aluno,

Informo que haverá a seguinte inclusão de pauta para a Assembléia Geral (Edital 03/2009) do dia 30/10/09 de 16:30 às 17hrs.

Capítulo V

Do processo eleitoral

Seção das eleições

- Retificação do art. 26º , ocorrendo a exclusão da frase onde consta “devidamente filiados ao DCE”.

- Exclusão do art. 30º , 1º III

- Inclusão do inciso IV no artigo 30º que disporá sobre as mudanças efetuadas no presente Estatuto, validando as mesmas para o processo eleitoral do ano de 2009.

E que, segundo o Estatuto do DCE UNA-SE (seção 1, art. 10º) só será permitido a entrada e votação de alunos regularmente matriculados no Centro Universitário UNA, o que será devidamente verificado no ato da Assembléia através de apresentação de carteira de identidade além de boleto de mensalidade atual do Centro Universitário UNA, carteira de estudante do DCE UNA-SE, declaração de estar regularmente matriculado no Centro Universitário UNA ou documento que comprove vinculo atual com a instituição do Centro Universitário UNA.

Lembramos ainda que a assembléia foi e esta sendo amplamente divulgada e que tanto corpo docente quanto discente tem conhecimento da mesma.

Atenciosamente,

Amable Celeghini

Presidente DCE UNA-SE gestão 2009

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Vestibular unificado

Vestibular Unificado

Prova 07/11/2009


confira: http://www.vestibularmg.com.br/

FID - Festival Internacional de Dança


Criado há 13 anos pela Atômica Artes sob a denominação de Festival Internacional de Dança, o FID comprometeu-se desde sua primeira edição, em 1996, a trabalhar pela difusão, reflexão e formação de novos públicos e criadores no campo da dança contemporânea. Em 2008, o FID caminha para sua 11ª edição buscando incorporar novos sentidos e investigações no campo da Dança como produção de conhecimento.

Ingressos a R$2,00

Até 1° de novembro

http://www.fid.com.br/

Planejamento financeiro visa a engajar colaborador

Planejamento financeiro visa a engajar colaborador

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Amanhã


Aguarde amanhã terá sorteio de Dvd Axé Brasil 10 anos no Twitter....

www.twitter.com/dceuna

EDITAL DCE UNA-se
No 03/09

CONVOCAÇÃO DE ALUNOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA PARA ASSEMBLÉIA GERAL

O DIRETÓRIO CENTRAL ESTUDANTIL UNIÃO (DCE UNA-se), através de sua presidente na atual gestão, Amable Celeghini, torna público a CONVOCAÇÃO DE ALUNOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA PARA ASSEMBLÉIA GERAL, através desse edital, seguindo o Estatuto do DCE UNA-se em suas seguintes cláusulas:

Da Assembléia Geral
4º As deliberações da Assembléia Geral serão tomadas por maioria simples de votos.
Item 14 {...} o DCE UNA-se somente poderá deliberar (em Assembléia Geral) sobre assuntos especificados em sua convocação.
Art 14º - Compete a Assembléia Geral
I – Avaliar, discutir e aprovar projetos de alterações do Estatuto do DCE União (DCE UNA-se), bem como as emendas que se fizerem necessárias.
Art. 12º A convocação da Assembléia Geral será feita por Edital afixado em locais visíveis, com antecedência mínima de cinco dias letivos em relação á data de convocação.

A ASSEMBLÉIA GERAL será realizada no dia 30/10/09, no horário de 16:30 às 17:00 horas no Campus Aimorés, na sala A2-06, na qual se discutirá a seguinte pauta;

1) Alteração do Estatuto do DCE União (DCE UNA-se) com a exclusão da cláusula:
Capítulo V
Do Processo Eleitoral
Art. 35º - o aluno deverá ainda, estar filiado no DCE União (DCE UNA-se), por no mínimo 10 (dez) meses consecutivos e regularmente em dia com suas obrigações, para se candidatar a qualquer cargo.

2)Nomeação e apresentação da Junta Eleitoral onde os candidatos deverão assinar Termo de Aceite da Representação.

Belo Horizonte, 22 de Outubro de 2009
Amable Celeghini
Presidente DCE UNA-se gestão 2009

Experiência dos alunos de moda da UNA em exposição de Pablo Picasso

A exposição “Picasso e suas fases:interpretação” estará aberta a visitação pública, de 24 de outubro a 2 de novembro, das 10 às 22 horas, no piso NL, do BH Shopping.

O BH Shopping recebe exposição de Pablo Picasse entre 24 de outubro e 2 de novembro, das 10 às 22 horas, no piso NL.

Alunos do 1º e 2º períodos do curso de Moda do Centro Universitário UNA, realizaram extenso estudo sobre a obra do artista.

A exposição é responsável pela confecção de sete looks de moda feminina, a partir de uma releitura da obra desse artista em suas diferentes fases.

Fonte: http://www.meadiciona.com/vestibularunificado

Se você vai prestar vestibular no fim do ano, já deve estar cansado de saber que as universidades Uni e Una vão oferecer uma prova de seleção de candidatos unificada. E outra, só faz esse exame quem quiser. Quem teve um bom desempenho no Enem dos últimos três anos, pode usar um dos resultados no lugar do vestibular tradicional.

Bom, mas o que pouca gente sabe é que, dessa iniciativa de unificar os vestibulares, surgiu uma outra ideia, a Banda unificada. As cinco maiores rádios de Belo Horizonte foram convidadas para montar, cada uma delas, uma banda com integrantes de grupos diferentes.
Essa mistura de sons vai passar pelos intervalos das escolas da capital mineira enquanto as provas não chegam. Uma boa pedida pra dar um relaxada em meio à loucura estudantil do vestibular.

Olha só como ficou:

98 FM - Podé Nastácia, do Tianastácia, e Bauxita, do Código B.

Oi FM - Gustavo Negreiros, Cubanito e Elton Resende, do Black Sonora, com André Porto e Danilo Guimarães, do Falcatrua.

Mix FM - Michel Cardoso e Carlos Eduardo, do Jack Tequila, com Lúcio Flávio e Rômulo Rogério, do L6.

Jovem Pan - Thales Kalil e Lucas Faria, do Guruçá, com Rafael Araújo, do Isoldina.

Extra – Tarso, do Delirô, com Gleison, da dupla Gleison e Bruno Mark, mais o Rogerinho, do Vira e Mexe.

E para saber mais sobre o Vestibular unificado e a agenda das bandas unificadas, é só clicar:

meadiciona.com/vestibularunificado

Trajeto Banda Unificada + Extra FM - quinta, dia 22

Dia 22, quinta, a Banda Unificada e a Extra FM vão estar na E.E Desemb.Rodrigues Campos (Av.Sinfrônio Brochado, 355). Quem vai mandar o som são Tarso do Delirô, Gleison da dupla Gleison e Bruno Mark e Rogerinho do Vira e Mexe, que se apresentam no intervalo da noite

Quem não é do Rodrigues Campos, não fica de fora.

Confira o trajeto:

Saída do UNI BH (Rua Diamantina), às 18h45, indo direto para a E.E Desemb.Rodrigues Campos.

Volta: saída do colégio seguindo em direção à bares da Av. Olímpio Garcia (interação com os presentes),circulando pelas avenidas de Contagem e Barreiro de baixo.

Pocket show marcado para 20h45

Bora lá?

A promoção do código continua valendo. Informe o código BAN2010 e ganhe 50% de desconto no valor da inscrição do Vestibular Unificado.

Trajeto Banda Unificada + Mix FM - quinta, dia 22

Dia 22, quinta, a Banda Unificada e a OI FM vão estar no Colégio Tiradentes do Prado. Quem vai mandar o som são Michel Cardoso e Carlos Eduardo, do Jack Tequila e Lúcio Flávio e Rômulo Rogério, da L6.

Quem não é do Tiradentes, não fica de fora.

Confira o trajeto:

Uni Buritis (Av. Mário Werneck), Barão homem de Melo , Mario Werneck (parada no Shopping Paragem), Rua José Hemetério de Andrade 850 (parada no colégio Magnum) , e Av. Mário Werneck (parada na Escola de idiomas Luzianna Lanna).

Pocket show marcado para 9h30

Bora lá?

A promoção do código continua valendo. Informe o código BAN2010 e ganhe 50% de desconto no valor da inscrição do Vestibular Unificado.

Trajeto Banda Unificada + OI FM - quinta, dia 22

Dia 22, quinta, a Banda Unificada e a OI FM vão estar no Colégio Tiradentes de Santa Tereza. A vez é a de Gustavo Negreiros, Cubanito e Elton Resende do Black Sonora e
André Miglio e Danilo Guimaraes, do Falcatrua.

Quem não é do Tiradentes, poderá aproveitar também.

Confira o trajeto:

Saída da van às 9h30 do UNI BH da Rua Diamantina em frente a entrada principal

Pocket show marcado para 12h30

Roteiro de ida: Floresta, Av. do Contorno, Getúlio Vargas (parada no Mc Donald´s),Rua Pernambuco (Parada na pastelaria Fujyama) (Pastelaria napolitano) Rua Paraíba (Pré vestibular Unimaster), seguir para o colégio Tiradentes.

Bora lá?

A promoção do código continua valendo. Informe o código BAN2010 e ganhe 50% de desconto no valor da inscrição do Vestibular Unificado.

Trajeto Banda Unificada + Jovem Pan - quarta, dia 21

Dia 21, quarta, a Banda Unificada e Rádio Jovem Pan vão apresentar para a galera do Colégio Salesiano, o trabalho de Thales Kalil e Lucas Faria do Guruçá e Rafael Araujo da Isoldina.

E quem não estudar no Salesiano, também vai ter a oportunidade de curtir o som dos caras.

Confira o trajeto que será percorrido no dia 21, quarta-feira.

Roteiro: saída às 8h30 da UNA do Barro Preto, direto para o Colégio Salesiano, em Contagem.

De lá, iremos parar no Pré Vestibular Chromos, no Colégio Santo Agostinho e no Colégio Elizabeth Kalil, tudo em Contagem.

Pocket show marcado para 9h30

Trajeto Banda Unificada + 98 FM - quarta, dia 21

Dia 21 a Banda Unificada e Rádio 98 FM vão apresentar para a galera do Colégio Estadual Central o trabalho de Podé Nastácia do Tianastácia e Bauxita do Código B.

E quem não estudar no Estadual Central, também vai ter a oportunidade de curtir o som dos caras.

Confira o trajeto que será percorrido no dia 21, quarta-feira.

Roteiro: Una Campus Raja (Av. Raja Gabáglia, 3950), Nossa Senhora do Carmo- av. Bandeirantes ( parada na Pça JK e em frente a academia Alta Energia) , Afonso Pena , Colégio Estadual Central.

Pocket show marcado para 10:30h




segunda-feira, 19 de outubro de 2009

terça-feira, 13 de outubro de 2009

DCE PUC Minas e Ceunir Apresentam:

Censo 2010

O IBGE decidiu adiar a data da prova de seu Processo Seletivo Simplificado (PSS) com 33.012 vagas para Agentes Censitários, distribuídas por todos os 5.565 municípios do Brasil, que agora se realizará no dia 13 de dezembro.

Com o adiamento, o Instituto decidiu também prorrogar os prazos de inscrição para este PSS, que passam a ser 15 de outubro (para quem se inscrever nas agências dos Correios ou postos de inscrição) e 25 de outubro (para quem se inscrever através da Internet, no site da Fundação Cesgranrio, www.cesgranrio.org.br).



Ciclo de Audiências Públicas

Clique na imagem para ampliá-la

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Fique ligado!!!


Evento CEUNIR: Diversão + Solidariedade




LIGUE:
(31) 3235-7355 de Segunda a Sexta de 09:30 às 17:00 hrs e
ADQUIRA SEU INGRESSO!!!





Escola do legislativo

segunda-feira, 5 de outubro de 2009


Já estão abertas as INSCRIÇÕES para o V Encontro do Temático do Fórum Metropolitano da RMBH, que acontecerá em LAGOA SANTA, com o tema "Planejamento Integrado do Vetor Norte da RMBH".

O evento ocorrerá no dia 21/10, das 8:30 às 17:00, na rua Rua Acadêmico Nilo Figueiredo (L’acqua Shopping). Confira detalhes sobre os objetivos do evento, sobre a programação, o local, os realizadores e inscreva-se clicando nestes links.

As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas à capacidade do local.

Participe!

8° Festival Lixo e Cidadania

domingo, 4 de outubro de 2009

O estudante deve...

Tomamos conhecimento do Projeto de Lei 1.042/07 de autoria do Deputado Federal Márcio França (PSB-SP), que permite que os estabelecimentos de ensino privados desliguem os estudantes inadimplentes ao final do semestre ou ano letivo. A proposta contém dispositivo que admite que as referidas instituições incluam uma cláusula no contrato dos estudantes, desde que a situação de inadimplência permaneça por período igual ou superior a noventa dias. O Projeto de Lei 1.042/07 já tinha sido aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor e no último dia 16 foi aprovada pela Comissão de Educação e Cultura, agora está sendo analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
O Deputado Márcio França acredita que os estabelecimentos de ensino devem ter a liberdade de escolher o que fazer com os estudantes que não pagam suas mensalidades, afirmando ainda que “esse tipo de estudante” só gera despesas às escolas. Ele também afirma que sua proposta não prejudica os estudantes, já que o desligamento ocorrerá sempre ao final do semestre ou do ano, fato este que na sua concepção evita o prejuízo no cumprimento do calendário escolar.
Cumpre salientar que a lei que se encontra em vigor na atualidade é a de nº 9.870/99, que determina que enquanto o estudante estiver freqüentando a instituição de ensino não poderá sofrer qualquer tipo de constrangimento em decorrência da cobrança da dívida referentes aos valores em atraso. Ao analisar a legislação atual percebemos que o desligamento é considerado abusivo, obrigando assim as instituições a manterem o vínculo com o estudante por entender que essa medida acaba por evitar prejuízo em sua formação intelectual.
O Projeto de Lei 1.042/07 propõe a mudança da Lei 9.870/99, o que a nosso ver deixa mais uma vez os problemas de ordem social e educacional nos ombros dos menos favorecidos em termos financeiros. O Deputado Márcio França ilustra em sua proposta que está a serviço das instituições educacionais privadas, ao invés de estar a serviço daqueles que nos parecem não ser contemplados com um ensino público e de qualidade. Permitir que os estabelecimentos de ensino desliguem aqueles que não conseguem quitar suas dívidas com a instituição no prazo de noventa dias, seria excluir ainda mais os estudantes que já são prejudicados em inúmeros outros aspectos e que terminam à margem da educação, por nascerem num país onde definitivamente não se aplica o modelo de igualdade em oportunidades.
Fica a sugestão ao Deputado que, ao invés de raciocinar no sentido de cercear ainda mais as oportunidades de ensino, deveria propor um Projeto de Lei que buscasse criar políticas públicas que fossem de encontro ao estudante, e possibilitasse aos excluídos a oportunidade de se incluir. Pois se o estudante não paga, meu caro Márcio França, com certeza não é porque ele não quer.


Leandro Alves Lima
Presidente DCE PUC Minas - Integrante do CEUNIR

No centro da discussão


Este é um evento realizado pelo CEUNIR.
Faça sua inscrição no site:
http://www.dcepucminas.org/blog/

É só deixar um comentário no post “No centro da discussão” do dia 30/09/09 com seu NOME, CURSO, PERÍODO, EMAIL e TELEFONE E FACULDADE.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

EDITAL DCE UNA-SE Nº 01/2009

EDITAL DCE UNA-SE Nº 01/2009

SELEÇÃO PARA CONVOCAÇÃO DE MEMBROS PARA JUNTA ELEITORAL

O DIRETÓRIO CENTRAL ESTUDANTIL UNIÃO (DCE UNA-SE), através de sua presidente na atual gestão, Amable Celeghini, torna público a SELEÇÃO PARA CONVOCAÇÃO DE MEMBROS PARA JUNTA ELEITORAL, através desse edital.

1. A presente seleção será realizada entre os dias 01/10/09 e 13/10/09.

1.1 A junta eleitoral será selecionada de acordo com os pré-requisitos citados no próximo item, tendo entre 3 e 6 alunos. Em caso do número de inscritos superar a quantidade de 6 alunos, o critério de seleção passa a ser o aluno que tiver por mais tempo regularmente matriculado na faculdade.

1.2 Pré-requisitos para inscrição: Ser aluno regularmente matriculado no Centro Universitário UNA, possuir R.A. e se comprometer a obedecer as obrigações que lhe couberem citadas nesse Edital.

1.3 O resultado final sairá no dia 14/10/09 às 17hrs e os selecionados serão contatados via e-mail. Será feito um edital de convocação com o nome dos selecionados a ser afixado na sala do DCE na unidade Aimorés. A nomeação e apresentação dos mesmos aos demais alunos da faculdade será em Assembléia Geral com data a ser divulgada com, no mínimo, 05 (cinco) dias de antecedência, conforme Estatuto do DCE.

1.4 A partir da nomeação da Junta Eleitoral todo o processo de eleição para concorrer ao mandato de 2010 para o DCE UNA-se passa a ser de responsabilidade da mesma.

2. As eleições serão coordenadas pela Junta Eleitoral que, respeitadas as disposições do Estatuto do DCE e do Regimento Geral da UNA, deste Edital e das demais Resoluções pertinentes, terá competência para:

2.1. Publicar as instruções sobre os procedimentos para a eleição dos supramencionados representantes.

2.2. Receber as inscrições dos candidatos.

2.3. Providenciar o material necessário às eleições.

2.4. Solicitar aos Diretores das Unidades e Órgãos Acadêmicos e Administrativos da UNA a designação de Juntas Eleitorais/Apuradoras Locais, se necessário.

2.5. Divulgar os resultados das eleições e remeter aos demais alunos e diretoria da UNA o nome dos alunos eleitos.

2.6. Fazer as articulações, se necessárias, com os Diretores das Unidades/Órgãos, durante o processo de operacionalização das normas eleitorais.

2.7. Resolver os casos omissos.

3. A diretoria do DCE fica incumbida de afixar esse edital em sua sala na unidade Aimorés, podendo o mesmo ser retirado após a convocação.

4. Os candidatos deverão fazer sua inscrição no DCE, respeitando a data limite, através de e-mail, contato telefônico ou pessoalmente.Nos dois últimos casos a comprovação se dará através de protocolo datado e assinado pela atual presidente do DCE.

4.1. No ato da nomeação, os candidatos deverão assinar o Termo de Aceite da Representação.

4.2. O prazo para apresentação ao DCE de recursos contra inscrições feitas terminará às 14 horas do dia 14 de Outubro de 2009.

5. Os alunos que se candidatarem a qualquer das supramencionadas representações não poderão fazer parte de chapa para concorrer à eleição do mandato 2010 para o DCE.

5.1 Os alunos nomeados para a Junta Eleitoral receberão as instruções e o material a ser usado no pleito durante reunião, indispensável ao bom andamento dos trabalhos, a ser feita na sede do DCE em data previamente agendada e comunicada.

Belo Horizonte, 01 de Outubro de 2009.

Amable Celeghini

Presidente DCE UNA-se