terça-feira, 31 de março de 2009

Desde os anos 1980, a formação em Jornalismo passou a ser uma habilitação do curso de Comunicação Social. Já a possibilidade de bacharéis receberem diploma após dois anos foi levantada em 2008 pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Entre as graduações mais concorridas, os cursos de Jornalismo fizeram parte da expansão do ensino privado nos anos 1990. Segundo dados do Censo da Educação Superior, dos 546 cursos oferecidos no País, 463 são pagos. Somente em 2007, foram 6.850 formados. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

ESSA LUTA TAMBÉM É NOSSA

Manifestações em defesa do diploma são intensificadas

O Recurso Extraordinário que questiona a constitucionalidade da exigência do diploma em Jornalismo como requisito para o exercício da profissão entrará na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira, 1º de abril. Para chamar a atenção da sociedade para o julgamento, que será transmitido pela TV Justiça a partir das 14 h, e manifestar repúdio à ação, jornalistas, estudantes e simpatizantes da luta pela qualidade do jornalismo realizam manifestações em todo o País. A ampliação da mobilização começou nesta segunda-feira, nas manifestações contra a crise econômica e as demissões.

No Ato contra a Crise e as Demissões, realizado na manhã desta segunda-feira (30/03) e organizado pelas centrais sindicais, os trabalhadores de Goiás disseram Sim à exigência da formação superior em Jornalismo como condição para o exercício da profissão. O Sindicato dos Jornalistas de Goiás se fez presente na manifestação, que teve início na Praça do Bandeirante (Centro) e seguiu em passeata rumo ao Palácio das Esmeraldas (sede do governo estadual).

Na manifestação, o presidente do Sindicato, Luiz Spada, disse que os jornalistas integravam a luta contra a crise e as demissões, pois se trata de um problema que também atinge os jornalistas. Ele fez um breve relato da questão do diploma e obteve o apoio dos trabalhadores à luta para que o Supremo Tribunal Federal mantenha essa exigência para a obtenção do registro profissional. Representantes da Campanha em Defesa do Diploma participaram de atos semelhantes em diversos estados.

Nesta terça-feira, jornalistas e estudantes de Jornalismo de Goiás promovem ato público em defesa da formação superior, a partir das 10 horas, em frente ao Tribunal de Justiça e na quarta-feira, uma caravana do Sindicato se fará presente na vigília em frente ao STF enquanto os ministros votam o recurso. Na quarta-feira, o STF também deve julgar a ação do PDT que pede a revogação da Lei de Imprensa.

A coordenação da campanha orienta seus apoiadores a continuarem enviando mensagens ao STF. Sugestão de texto e outros materiais da campanha podem ser acessados clicando aqui. O julgamento do recurso poderá ser acompanhado pela TV Justiça.

Informações no site.


http://www.fenaj.org.br/materia.php?id=2507

Nenhum comentário:

Postar um comentário