quinta-feira, 23 de abril de 2009

Atenção

Cronograma Financiamentos e Bolsas

Fies

Inscrição até o dia 30/04/2009

Entrevista de 11/05 à 21/05/2009

Resultado 25/05/2009

Contratação na Caixa de 18/05/2009 à 26/06/2009

Cronograma de Entrevistas do Fies Regular

Campus Dia Local

Aimorés 13/05 Aimorés

Afonso Pena/Liberdade 14/05 Aimorés

Guajajaras/ Raja 15/05 Aimorés

Barro Preto 18/05 Aimorés

Barreiro 19/05 Aimorés

Contagem 20/05 Aimorés

Fies Bolsista Pro-Uni

Inscrição Até o Dia 24/04/2009

Contratação na Caixa Até o Dia 08/05/2009

Aditamento Fies

Até o Dia 29/04/2009

ProUni

Renovação 1º/2009 Até o dia 15/05/2009

Funder

Renovação de 18/05/2009 a 29/05/2009

www.mec.gov.br/prouni

www.cef.gov.br/fies

www.funder.org.br

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Atenção Aluno Bolsista - PRO UNI

Você aluno que possui bolsa referente ao Pro-Uni deverá realizar a renovação do contrato de bolsa na unidade Aimorés até o dia 23/04 (Quinta- Feira) levando Identidade, CPF, Comprovante de Endereço e Declaração de que está regularmente matriculado(a).

Não Esqueça!!!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

OAB ganha Comissão de Assuntos Acadêmicos e promove aproximação com estudantes em busca de melhor ensino

O objetivo da OAB Nacional é ampliar o relacionamento da advocacia com os estudantes, trazê-los para perto da entidade e inseri-los nas discussões acerca do problema da mercantilização do ensino jurídico no Brasil

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, deu posse na segunda-feira (6), durante a sessão plenária do Conselho Federal da OAB, à Comissão Especial de Assuntos Acadêmicos.

O objetivo da OAB Nacional é ampliar o relacionamento da advocacia com os estudantes, trazê-los para perto da entidade e inseri-los nas discussões acerca do problema da mercantilização do ensino jurídico no Brasil. "O relacionamento da OAB com os estudantes não pode se dar tão somente quando da realização do Exame de Ordem. Queremos uma maior integração com os estudantes e tê-los como parceiros na construção de um ensino de qualidade", afirmou Britto, ao empossar os dez integrantes do grupo.

O vice-presidente da UNE, Tales de Castro Cassiano, que esteve presente à posse, afirmou que o estudante tem muito a contribuir nas discussões em torno do ensino jurídico de qualidade, para a redemocratização do ensino e na fiscalização do ensino ofertado nas faculdades de Direito. "Queremos ser parceiros de primeira hora da OAB na busca de um ensino emancipador, sério e de qualidade", afirmou Tales.

Presidirá a Comissão o estudante Romero Bruno, que cursa Direito na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Já no dia de hoje a Comissão Especial de Assuntos Acadêmicos se reunirá com a Comissão de Ensino Jurídico a fim de traçar as primeiras diretrizes.


Fonte: Portal da OAB

Um novo jeito de escrever

Acordo vem para unificar a ortografia oficial dos países de língua portuguesa e aproximar nações

Mariana Sgarioni (novaescola@atleitor.com.br)

"A adopção de uma única ortografia entre países de língua portuguesa pode ser óptima.” Se este texto fosse escrito em Portugal, a frase anterior estaria corretíssima. Já no Brasil, a letra p (nas palavras adopção e óptima) está sobrando e parece um erro de digitação – apesar de todos sabermos que se trata do mesmo idioma. Do ponto de vista da ortografia, existem diferenças bastante relevantes na língua portuguesa. E não apenas entre os dois países. Nas outras seis nações que falam e escrevem o português (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) ocorre o mesmo.

Para acabar com essas diferenças, foi criado, em 1990, um acordo ortográfico – que deve vigorar no Brasil a partir do ano que vem (saiba mais sobre os próximos passos da implementação do acordo no quadro da página 7). “A existência de duas grafias oficiais acarreta problemas na redação de documentos em tratados internacionais e na publicação de obras de interesse público”, defendia o filólogo Antônio Houaiss, o principal responsável pelo processo de unificação aqui no Brasil.

Originalmente, o combinado era que todos os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) deveriam ratificar o acordo para que ele tivesse valor. Em 2004, porém, os chefes de Estado da CPLP decidiram que bastava a aprovação de três nações para a reforma ortográfica entrar em vigor. O Brasil, no entanto, definiu que mudaria o jeito de escrever somente se Portugal também o fizesse (e o “sim” de Lisboa às novas normas só veio no ano passado). É importante ressaltar que a pronúncia, o vocabulário e a sintaxe permanecem exatamente como estão. A novidade é a unificação da grafia de algumas palavras.

Língua internacional

Daqui para a frente, a língua portuguesa (comum aos países lusófonos) tem tudo para ganhar espaço – até mesmo em fóruns internacionais –, pois o intercâmbio de informações e textos ficará mais fácil. Unificar a grafia também visa aproximar as oito nações da CPLP, reduzir custos de produção e adaptação de livros e facilitar a difusão bibliográfica de novas tecnologias, bem como simplificar algumas regras (que suscitam dúvidas até entre especialistas).

Do ponto de vista prático, ganha força o idioma falado no Brasil. Isso porque os portugueses terão de promover mais mudanças na escrita do que nós, adaptando várias palavras à grafia brasileira. Por exemplo, acção passa a ser ação. E cai também o h inicial de herva e húmido.

O português é a única língua com dois cânones oficiais ortográficos, um europeu e outro brasileiro, e isso não só dificulta nossa vida lá fora como também a dos estrangeiros que querem aprendê-lo. “Inscreve-se, finalmente, a língua portuguesa no rol daquelas que conseguiram beneficiar-se há mais tempo da unificação de seu sistema de grafar, numa demonstração de consciência da política do idioma e de maturidade na defesa, na difusão e na ilustração da língua da lusofonia”, afirma Cícero Sandroni, presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Além da unificação da grafia, o acordo propõe simplificar o idioma, no mesmo espírito do que ocorreu na década de 1910, quando uma reforma semelhante alterou o modo de escrever palavras como pharmacia e christallino (para farmácia e cristalino, sem o ph, o ch e o ll). Na época, porém, as mudanças foram encabeçadas por Portugal, que não consultou o Brasil e acabou aprofundando algumas diferenças ortográficas.

O acordo prevê simplificações (como o fim do trema), mas tem inúmeros pontos obscuros, que só serão esclarecidos com o lançamento de gramáticas atualizadas e um novo Vocabulário Ortográfico oficial (tarefa a cargo da Academia Brasileira de Letras). O professor Pasquale Cipro Neto é um dos que se manifestaram contra o documento. “Ele não se limita a uniformizar a grafia: estabelece outras alterações no sistema ortográfico, várias delas para pior.”

Tempo de adaptação

Aqui no Brasil, a última grande reforma do idioma foi realizada em 1971, a fim de aproximar mais nosso jeito de escrever do de Portugal. Desde então foi abolido o acento diferencial em alguns vocábulos, bem como o acento grave ou circunflexo nas palavras derivadas de outras acentuadas – mais de dois terços dos acentos que causavam divergências foram suprimidos. Nessa mesma época os substantivos acôrdo e govêrno viraram acordo e governo (perderam o circunflexo que os diferenciava das formas verbais eu acordo e eu governo, que eram e continuam sendo pronunciadas de forma diferente). Outras palavras, como somente, propriamente, rapidamente, cortesmente, sozinho, cafezinho e cafezal, também deixaram de ser acentuadas. Naquela ocasião, muitas pessoas estranharam a alteração (sem falar que diversos materiais impressos, como livros, levaram um bom tempo até ter novas edições com o jeito certo de escrever). Até hoje, aliás, ainda há quem escreva êle, com o circunflexo extinto no início dos anos 1970.

Nas páginas deste especial, você vai conhecer (de forma simplificada) as mudanças trazidas pelo acordo, com exemplos de grafias atuais e de como vamos passar a escrever. São regras bastante fáceis, mas que precisam ser bem compreendidas para ser usadas corretamente em textos produzidos no papel ou na tela do computador. Guarde este manual e consulte-o sempre que necessário.

O que muda daqui para a frente

Dezenove anos depois de sua elaboração, tratado deve enfim sair do papel em 2009.

Não é de hoje que os integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) pensam em unificar as ortografias de nosso idioma.
Os trabalhos da Academia Brasileira de Letras e da Academia de Ciências de Lisboa tiveram início em 1980 e consumiram dez anos de negociações até o acordo ortográfico ficar pronto. No Brasil, o Congresso Nacional aprovou o texto em 1995, mas sua implementação ficou “na gaveta”, à espera da aprovação pelos parlamentares de Portugal. Agora, basta um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que a nova grafia entre em vigor no país (até o fechamento desta edição não havia uma data determinada, mas a previsão é que isso ocorra em 2009).

Mesmo sem o decreto presidencial, a Comissão de Língua Portuguesa (Colip), do Ministério da Educação, já propôs que a reforma entre em vigor no próximo dia 1º de janeiro. Estima-se que o período de transição para a nova norma dure três anos.
Se a proposta do MEC for cumprida, todos os textos produzidos a partir de 2009 terão de ser impressos segundo as novas regras lingüísticas. Vestibulares, concursos e avaliações poderão aceitar as duas grafias como corretas até 31 de dezembro de 2011. Quanto aos livros didáticos, deve haver um escalonamento.

A partir de 2010 os alunos de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental receberão os livros dentro da nova norma – o que deve ocorrer com as turmas de 6º a 9º ano e de Ensino Médio, respectivamente, em 2011 e 2012.

Fonte: Nova Escola Edição Especial Janeiro/2009

Arquivo em PDF com algumas palavras alteradas.

http://revistaescola.abril.com.br/img/lingua-portuguesa/palavras-novo-acordo.pdf

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Congresso de Psicologia - Oportunidade para todos

O 1° Congresso de Psicologia da UNA terá, dentre outras atrações, espaço para atividades culturais.
Se você faz algum trabalho artístico (pintura, teatro, música, etc. ) entre em contato com o DCE.

QUEM SABE ESSA NÃO É SUA CHANCE DE EXPOR SEU TRABALHO.... PARTICIPE!!!

1° Congresso de Psicologia

Já estão abertas as inscrições para o 1º Congresso UNA de Psicologia: Singularidade e Direitos Humanos.

O evento que acontece dias 27, 28 e 29 de maio de 2009, nos campi Aimorés e Guajajaras, é uma promoção da Faculdade de Ciências Biológica e Saúde e do curso de Psicologia do Centro Universitário UNA.


Os interessados têm até o dia 20 de maio para se inscrever pelo site:www.una.br.


O congresso contará com a participação de profissionais de várias instituições de Minas e do Brasil, representantes da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), Conselho Federal de Psicologia, Conselho Regional de Psicologia, Sindicato de Psicólogos de Minas Gerais, entre outras entidades representativas.


Poderão participar estudantes e profissionais da psicologia e áreas afins. A proposta do evento é promover o intercâmbio de experiências e informações científicas, bem como apresentar trabalhos acadêmicos e de pesquisa.
Na programação palestras, oficinas e mesas-redondas com temas contemporâneos serão debatidos por grandes nomes da psicologia brasileira. Temas como “ O Papel do Psicólogo no Centro de Referência em Assistência Social”; “Violência Contra Crianças e Adolescentes- Estratégias de Enfrentamento”; Envelhecimento, Direitos Humanos e Singularidade”; “Mulher, Cidadania e Direitos Humanos”; Direitos Humanos e Saúde Mental; entre outros estão na pauta do evento.
Para docentes, pesquisadores e profissionais o investimento é de apenas R$40,00; estudantes de graduação e pós-graduação de outras instituições, R$15,00 e estudantes UNA, R$10,00.
O prazo para envio de trabalhos científicos termina no próximo dia 21 de março. As inscrições de trabalhos só serão permitidas mediante inscrição no Congresso.
Inscrições para o congresso
Pelo site www.una.br até o dia 20/05/2009.
As vagas são limitadas.
Local:
Campus Aimorés
Rua Aimorés, 1451, bairro Lourdes, Belo Horizonte
Campus Guajajaras
Rua Guajajaras, 175, centro, Belo Horizonte

Arquitetura Alemã

Dos romanos à Idade Média. Do absolutismo à ascensão prussiana. Da expansão industrial ao ecletismo. Da Bauhaus à Alemanha pós-guerra. A arquitetura na Alemanha já possui mais de dois mil anos de história. Acompanhe, lendo os nossos artigos, esta viagem através do tempo.

Entre destruições e reconstruções, a arquitetura alemã do século 20 foi marcada por experiências racionalistas, nazistas, comunistas e democráticas. Durante este período, a Alemanha deu ao mundo grandes arquitetos.

Especial Arquitetura Alemã:

http://www.dw-world.de/dw/article/0,,2238352,00.html

Governo reduz imposto de 30 materiais de construção

Cimento, argamassa e produtos para pintura ficam totalmente isentos de IPI


Por Rafael Frank - Revista AU

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de materiais de construção pelos próximos três meses. Entre os materiais beneficiados estão o cimento, aditivos, argamassas e produtos para pintura e banheiro.

As medidas passarão a valer a partir do dia 1º de abril. Segundo o ministro, a desoneração estimulará o segmento da autoconstrução e terá grande impacto na cadeia da construção civil. Para o presidente da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção), Melvyn Fox, a medida não é considerada a ideal pelo setor. "Desejávamos a desoneração de todos os materiais, mas alguns produtos contemplados não tinham sido beneficiados pela redução do IPI em momentos anteriores, como o cimento", disse.

O prazo de redução do imposto por três meses também foi alvo de crítica por Fox. Para ele, o governo federal não considerou que o ciclo econômico do setor da construção é longo. "Os materiais são consumidos conforme o cronograma da obra, ninguém estoca", explicou. O presidente da Abramat já entrou em contato com representantes do governo e está esperançoso com um futuro aumento do número de produtos beneficiados e também com a prorrogação do prazo. "Para atingir o programa ''Minha Casa, Minha vida'', (plano de habitação divulgado pelo Governo na semana passada), o prazo deverá ser aumentado", pondera.

Confira a lista de produtos contemplados e os percentuais de redução do imposto:

16º Concurso Falcão Bauer está com inscrições abertas

Prêmio destaca as melhores pesquisas em modernização dos processos construtivos, industrialização, aumento da produtividade e sustentabilidade
Por Rafael Frank

Ficam abertas até 31 de julho as inscrições para o 16º Concurso Falcão Bauer - Inovação Tecnológica para Habitação e Construção Sustentável. O prêmio, aberto a empresas, profissionais e estudantes, destaca as melhores pesquisas em modernização dos processos construtivos, industrialização, aumento da produtividade, redução dos custos, sustentabilidade, redução e reutilização de resíduos.

O concurso é dividido nas categorias Inovação e Sustentabilidade. O primeiro colocado de cada categoria receberá R$ 5 mil e o segundo, R$ 2,5 mil. A cerimônia de premiação ocorrerá em setembro durante o 81° ENIC (Encontro Nacional da Indústria da Construção).

Os trabalhos deverão ser encaminhados para a Comat/Cbic (Comissão de Materiais e Tecnologia da Câmara Brasileira da Indústria da Construção). Clique aqui para acessar o regulamento completo e a ficha de inscrição.

Serviço
16º Concurso Falcão Bauer - Inovação Tecnológica para Habitação e Construção Sustentável
Inscrições até 31 de julho
Informações: Comat/Cbic (62) 3095-5155
www.sinduscongoias.com.br