sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Darwin é assunto de conferência em Parati

Ciência - 09/09/2009

Durante os dias 20 e 23 de setembro, a histórica cidade fluminense de Parati receberá a Conferência Internacional Darwin e a Aventura, como parte da programação mundial Darwin Now com atividades internacionais que mostram como as teorias de Charles Darwin ainda estão presentes nos dias de hoje. O evento será realizado na maior embarcação histórica de madeira do Brasil, o Tocorimé Patmatojari, com 120 pés, e trará 20 cientistas de todo mundo e astronautas da Estação Espacial da NASA. Eles participarão da conferência respondendo as perguntas de crianças e jovens de escolas locais sobre a preservação ambiental e a evolução das espécies, além de documentarem, via satélite, o ecossistema onde o Tocorimé estará navegando.

Além de fazer parte do Darwin Now, o evento promoverá o lançamento oficial da Exposição Tocorimé - Na Trilha de Darwin, que deve acontecer em junho de 2010, fazendo o mesmo trajeto que Darwin realizou pela América do Sul, saindo de Fernando de Noronha até a ilha Galápagos.

Confira a programação completa:

Sexta-feira (18/09):
14h às 18h - Integração dos cientistas com escolas de Parati . Cientistas e Professores falarão para jovens estudantes sobre Darwin e Biologia Evolucionária.

Domingo (20/09):
8h - Embarque no Tocorimé
10h - Estação Espacial da NASA irá fotografar o Tocorimé em seu ecossistema.
16h às 19h - Abertura da Conferência - Hotel Parque Perequê

Segunda-feira (21/09):
8h às 18h - Conferência - Darwin Now Network - Workshop. Agenda: Estipular objetivos científicos para criação de uma rede sul-americana sobre censo da vida marinha e DNA Barcoding, organizar pesquisas dentro do contexto oceanográfico identificado pelas fotos por satélite disponibilizadas pela NASA, definir agenda e formas de divulgação através da Expedição, conversar sobre as possibilidades de estender mundialmente esta rede utilizando uma réplica do Beagle a ser construída pelo The HMS Beagle Trust.
18h - Recepção para Mídia

Terça-feira (22/09):
7h às 11h - Velejada a bordo do Tocorimé, para todos os participantes e imprensa. Embarcação será fotografada pela Estação Espacial da NASA.
13h às 18h - Estudantes farão perguntas ao vivo para os astronautas na Estação Espacial - 2º Dia do Workshop - Coletiva de Imprensa

Quarta-feira (23/09):
8h às 12h - Conferência - Darwin Now Network - Workshop - Agenda: Preparação de documento com 5 tópicos principais relativos às pesquisas científicas a serem realizadas pela rede sobre DNA Barcoding e sua divulgação na América do Sul.
12h às 13h - Encerramento da Conferência

Quinta-feira (24/09):
9h - Seção pública de caráter pedagógico, para professores locais, ministrada por cientistas e professores participantes da Conferência.

Leia mais sobre Darwin:
Darwins Modernos
A prova da evolução

Nenhum comentário:

Postar um comentário