segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Projeto Oasis - O DCE esteve lá

O Oasis ANIMA 2009 trata-se de um evento que convida uma comunidade a projetar e construir, de forma cooperativa, um projeto desafiador escolhido pelos moradores para satisfazer suas necessidades, como uma praça, um parque, uma creche, um centro cultural, entre outros. O desafio é começar e terminar a realização de pelo menos um dos sonhos em apenas dois dias!
http://www.oasisanima.com.br/


Confira a matéria no Jornal da Alterosa, com entrevista da presidente do DCE Amable Celeghini.

http://www.alterosa.com.br/html/noticia_interna,id_sessao=7&id_noticia=21731/noticia_interna.shtml

Dia do Nutricionista

Nutrição é a ciência que estuda os alimentos e os aplica às necessidades nutricionais do homem. E seu profissional é o nutricionista, responsável por planejar programas de alimentação, preparar dietas e cardápios, supervisionar a produção de alimentos e cozinhas de indústrias e restaurantes, além de acompanhar o regime alimentar de atletas.

O Dia do Nutricionista – 31 de agosto - é comemorado nessa data, em virtude da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas – ABN, que ocorreu no mesmo dia, no
ano de 1949. Essa Associação foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionistas e atualmente, pela Associação Brasileira de Nutrição – ASBRAN. Desde essa data que o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas – CFN/CRN comemora o Dia do Nutricionista com diversas atividades nos Estados. (Texto: CFN - 2005)

O Nutricionista exerce um papel fundamental na vida em sociedade. Ele utiliza a ciência da nutrição e interpreta fatores culturais, biológicos, sociais e políticos, com vistas a melhorar a alimentação, bem como a saúde e a qualidade de vida das pessoas, em todas as fases da vida.

O profissional de Nutrição é responsável por planejar programas de alimentação, preparar dietas e cardápios, supervisionar a produção de alimentos em cozinhas de indústrias e restaurantes, bem como acompanhar o regime alimentar de atletas.

O nutricionista pode atuar em diversas áreas e setores. No setor administrativo de uma empresa, indústria, hospital, hotel ou escola, o profissional gerencia a produção de alimentos. Na área de catering, pode elaborar cardápios para companhias aéreas e emissoras de televisão.

Se optar por nutrição clínica, o profissional avalia o estado nutricional dos pacientes em ambulatórios, consultórios e hospitais e prescreve dietas de acordo com a enfermidade constatada.

No setor de marketing, o profissional pode desenvolver receitas e novos produtos alimentícios, promover degustações e organizar cozinhas experimentais. Na área de saúde pública, atua no planejamento de programas de merenda escolar e alimentação, em creches e postos de saúde.

Se optar por nutrição esportiva, o nutricionista pode trabalhar em clubes, academias, confederações ou por conta própria. Nesse caso, o profissional planeja cardápios e dietas adequadas às atividades físicas desempenhadas pelos atletas.

PARA UMA VIDA SAUDÁVEL

Seguindo orientações de nutricionistas, aqui vão algumas dicas para uma alimentação saudável:

- Coma abundantemente cereais, frutas e vegetais. Esses alimentos são ricos em nutrientes essenciais para o organismo, não devendo faltar na sua alimentação diária.

- Mantenha um peso saudável. O excesso de gordura no corpo aumenta os riscos para hipertensão arterial, doenças do coração, enfarte, diabetes e outras doenças. Por outro lado, a perda de peso também acarreta riscos à saúde como o aparecimento de osteoporose, e irregularidades menstruais (no caso das mulheres).

- Coma regularmente. Pular refeições pode levar a um descontrole da fome, podendo resultar numa indigestão. Procure fazer de quatro a seis refeições em intervalos de três em três horas.

- Reduza certos alimentos, não os elimine completamente. Se os seus alimentos preferidos são ricos em gordura, sal ou açúcar, não exagere na quantidade de sua ingestão.

- O que fica e o que sai do cardápio. Prefira sempre os alimentos grelhados, assados e cozidos e evite as frituras. Evite também enlatados, doces e refrigerantes.

- Consuma alimentos ricos em fibras. Os cereais, legumes e hortaliças são ricos em fibras essenciais para o organismo.

- Beba bastante líquido diariamente. O corpo humano precisa de, no mínimo, 2 litros de água todos os dias, que devem ser ingeridos, preferencialmente, no intervalo das refeições.

Fonte: http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/dianutricionista.html

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Dia do Psicologo




O profissional de psicologia é, como o próprio nome da teoria sugere, um conhecedor da mente humana. A palavra deriva do grego e significa psyche (mente ou alma) e logos (conhecimento), ou seja, "ciência da alma": sua definição mais antiga. Tudo começou com os filósofos, os primeiros a fazer especulações em relação a problemas psicológicos, em busca de respostas sobre a natureza da alma e de sua relação com o corpo. Daí o costume de se dizer que a filosofia é a mãe da psicologia ou que os filósofos foram os precursores dos psicólogos.

Hoje, a definição da psicologia é outra e cabe ao psicólogo "estudar os fenômenos da mente e do comportamento do homem com o objetivo de orientar os indivíduos a enfrentar suas dificuldades emocionais e ajudá-los a encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção".

O objeto de estudo do psicólogo é o comportamento humano e o seu principal objetivo é compreender o homem.

Apesar desse intuito de compreensão não ser uma característica somente do profissional de psicologia - temos também o antropólogo, o sociólogo e o economista procurando o mesmo -, fica visível que estes dão ênfase, sobretudo, aos grupos e sociedades, enquanto aquele se fixa no indivíduo.

Isto também não significa que o psicólogo só veja o indivíduo em separado, fora do coletivo, mas sim que enxerga o homem como a unidade do grupo.

Veja algumas das divisões desse estudo:

- psicologia da personalidade - ocupa-se dos diagnósticos e desenvolvimento das personalidades.
- psicologia social - estuda o comportamento dos indivíduos dentro do grupo.
- psicologia comparativa - compara o comportamento animal com o do homem.
- psicologia do desenvolvimento - avalia as mudanças que acontecem com o indivíduo.
- psicologia experimental - analisa os fenômenos psicológicos com fenômenos naturais, em condições monitoradas em laboratório.
- psicologia clínica - tratamento das neuroses e demais problemas psíquicos.

Para quem anda pensando em seguir essa profissão, alguns conhecimentos podem ajudar a se definir na escolha. Uma delas é saber sobre o seu futuro campo de atuação, ou seja, onde e como poderá trabalhar.

O psicólogo pode atuar não apenas em consultórios, mas ainda em escolas, dando orientação vocacional; em empresas, participando de processos de seleção de funcionários; em hospitais, atendendo a pacientes e seus familiares; e mesmo na área de pesquisa, avaliando perfil do consumidor.

Também pode trabalhar como psicólogo esportivo, preparando os atletas emocionalmente, ou como psicólogo educacional, auxiliando pais e professores a solucionar problemas de aprendizagem.

O campo é bem amplo. A psicologia jurídica é outra área desse universo de opções. Como psicólogo jurídico, você vai acompanhar processos de adoção ou de violência a menores ou, em caso de presídios, avaliar os detentos.

Seja qual for a sua escolha, o importante é saber que você vai estar lidando com pessoas em seus sentimentos, medos e desejos. E que isto requer muito cuidado.
O curso de psicologia vai dar a você, nos períodos iniciais, uma visão dos diferentes aspectos da psicologia: história, teoria e principais correntes.

Também haverá aulas enfocando matérias sobre saúde, como neurologia, por exemplo.

Mais adiante é que o aluno vai se deparar com as disciplinas profissionalizantes e optativas, como pedagogia do excepcional, problemas de aprendizagem e orientação vocacional. Nesse momento, é a hora de optar por uma área de especialização.

No caso de quem pretende clinicar, o estágio é obrigatório, mas todos, uma vez formados, deverão se registrar no Conselho Regional de Psicologia.

O curso tem duração de quatro anos, para o bacharelado, e cinco, para quem deseja ainda a formação clínica, para atendimento em consultório.

Fonte: IBGE Teen

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

”30 anos de Luta pela Anistia Política no Brasil”

Programação

”30 anos de Luta pela Anistia Política no Brasil”

DATA:
27 a 28 de agosto de 2009
LOCAL:
Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais

OBJETIVO:
Discussão e reflexão sobre o significado do movimento pela anistia ampla, geral e irrestrita na segunda metade da década de 70 e seu saldo político, cujos efeitos se estenderam ao longo dos últimos trinta anos.

27/8/2009 – QUINTA-FEIRA

19h – ABERTURA

  • Deputado Alberto Pinto Coelho – Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais – ALMG
  • Desembargador Sérgio Antônio de Resende – Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais
  • Márcio Lacerda – Prefeito de Belo Horizonte
  • Vereadora Luzia Ferreira – Presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte
  • Deputado Durval Ângelo – Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
  • Deputado Agostinho Patrús Filho – Secretário de Estado de Desenvolvimento Social
  • Emely Vieira Salazar – Presidente do Conselho Estadual de Defesa de Direitos Humanos

19h30min – A Campanha pela Anistia Ontem e Hoje – O Processo
Apresentação do vídeo “Arquivos imperfeitos”

Expositores:

  • Magda de Almeida Neves – Fundadora do Movimento Feminino pela Anistia em Minas Gerais
  • Valéria Costa Couto – Irmã de Walquíria Afonso Costa, guerrilheira desaparecida no Araguaia
  • Betinho Duarte – Ex-Presidente do Comitê Brasileiro pela Anistia em Minas Gerais
  • Madres da Praça de Maio (a confirmar)

21h – Debate

  • Coordenadores: Deputado Vanderlei Miranda – Efetivo na Comissão de Direitos Humanos e Vice-Presidente da Comissão Especial de Execução das Penas no Estado
  • Gilse Cosenza – Coordenadora da Comissão de Anistiados de Minas Gerais


28/8/2009– SEXTA-FEIRA
9h – A Questão dos Mortos e Desaparecidos Ontem e Hoje – A Permanência da Tortura Enquanto Instituição

Intervenção do Grupo Levante de Teatro do Oprimido : 10 minutos

Expositores:

  • Suzana Keniger Lisboa – Comissão dos Familiares dos Mortos e Desaparecidos Políticos
  • Ângela Mendes de Almeida – Observatório das Violências Policiais - SP, Comissão de Familiares dos Mortos e Desaparecidos Políticos
  • Virgílio de Mattos – Associação de Amigos de Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade, Fórum Mineiro de Saúde Mental
  • José Luís Quadros de Magalhães – Professor de Direito Constitucional e Direito Internacional dos Direitos Humanos da PUC Minas e de Teoria do Estado da UFMG

11h – Debate

  • Coordenadores: Deputado Durval Ângelo – Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
  • Heloísa Greco – Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania

14h – Justiça de Transição e Direito à Verdade, à História e à Memória: a Punição dos Crimes de Tortura

Expositores:

  • Ministro Paulo Vannuchi – Secretaria Especial dos Direitos Humanos – SEDH
  • Baltazar Garzón – Juiz espanhol (a confirmar)
  • Andrey Borges de Mendonça – Procurador da República, professor e mestrando pela Universidade Pablo de Olavide, em Servilha
  • Edson Luís de Almeida Teles – Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos, Instituto de Estudos sobre a Violência de Estado

16h30min – Debate

  • Coordenadores: Deputado João Leite – Presidente da Comissão de Segurança Pública e da Comissão Especial da Execução das Penas no Estado
  • Maressa Miranda – Diretora do Escritório dos Direitos Humanos da Sedese

18h – Encerramento

Informações técnicas
Gerência-Geral de Projetos Institucionais – (31) 2108-7686.
Informações gerais:
Será fornecido certificado de presença aos participantes.
Não é necessária inscrição.

Veja agenda de atividades fora da Assembleia »

Seminário: BH e a crise econômica - 3ª matéria

"Amable Celeghini, presidente do DCE da UNA, afirmou que, por representar os alunos, é interessante que ela tenha uma visão geral sobre a crise, em Belo Horizonte, no Brasil e no mundo."

Leia a matéria completa abaixo:


26/05/2009



Universitários, regionais, partidos políticos e Câ
mara Municipal mostram, em 21/05, como a crise afetou suas atividades, propondo ações para superá-la.

Encerrando a série de reportagens sobre o seminário “BH e a crise econômica: impactos e superação”, você acompanha, a seguir, como a crise impactou alunos da faculdade INED, o diretório central dos estudantes da UNA, a Regional Barreiro, partidos políticos e a Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Universitários

Mônica de PaivaPara Mônica de Paiva, aluna da faculdade INED, é importante as pessoas se informarem. “No meu curso, Gestão em RH, trabalho com pessoas e essa crise também é nossa. Tenho preocupação em saber e tomar iniciativa em relação ao problema, como aluna e como cidadã”, analisou Mônica. Amable Celeghini, presidente do DCE da UNA, afirmou que, por representar os alunos, é interessante que ela tenha uma visão geral sobre a crise, em Belo Horizonte, no Brasil e no mundo. “Os problemas são pontuais: demissão de funcionários e trancamento de matrícula, devido ao valor da mensalidade. Os preços não param de subir”, constatou Amable. Ela disse que o seminário foi divulgado no site e no blog do DCE e o que foi discutido aqui também será repassado para os alunos. “Eles têm que ter acesso, têm que entender a crise em Belo Horizonte, para saber como ela irá atingi-los”, salientou.

Fernando ParreiraRegionais

Já Fernando Parreira, assessor da Regional Barreiro, considera a crise globalizada, mas, também, psicológica. Segundo ele, a mídia explorou a crise e as pessoas vêm se aproveitando dela. “Este seminário vai abrir os olhos dos administradores com relação à crise, no momento em que esta já está instalada e, consequentemente, está sendo superada”, concluiu.

Partidos políticos

Segundo Sérgio Miranda, presidente nacional do PDT, o seminário foi uma iniciativa muito pertinente da Sérgio Mirandapresidência da Casa, para discutir a relevância desse tema, envolvendo a população da cidade. “Evidente que o impacto já existe, a partir da redução do PIB, que diretamente bate nos impostos. Os impostos têm uma característica: quando o PIB cresce, eles crescem acima do PIB. Mas, quando o PIB cai, eles caem mais, abaixo do PIB”, explicou Sérgio. Ele falou sobre os efeitos da crise em Minas, onde caiu em 25% o consumo de energia elétrica. Sérgio esclareceu que essa queda está diretamente ligada à queda da produção. “O Estado tem uma característica de produtor de commodities minerais, agrícolas e do setor siderúrgico; e esse setor, ligado à exportação, com a queda da produção dos países centrais, sofreu um impacto muito grande do Estado; e o impacto do Estado reflete no impacto na capital”. Mas, para Sérgio, a crise representa, também, uma oportunidade de fazer um reexame do nosso modelo econômico e ver como se constróem alternativas, por meio do debate.

Câmara Municipal de Belo Horizonte

O Vereador Anselmo José Domingos, Secretário-Geral da Câmara, falou sobre os impactos da crise no Legislativo Municipal, propondo alternativas para enfrentá-la.

Repasse da Prefeitura para a Câmara

Anselmo José DomingosDentre os reflexos da crise, Anselmo informou que o repasse da Prefeitura para a Câmara pode ser reduzido; ou seja, se a Prefeitura arrecada menos, o repasse é menor. Segundo Anselmo, isso pode afetar alguns serviços, como os do Núcleo de Cidadania, que poderão ser reduzidos ou até paralisados, devido à insuficiência de recursos. Outro impacto da diminuição do repasse diz respeito aos candidatos que passaram no último concurso, mas ainda não foram chamados. De acordo com Anselmo, a Câmara está aguardando, pois não sabe, ainda, as dimensões da crise, o que representa um prejuízo para a instituição, que deixa de contar com mais pessoal qualificado.

Impacto financeiro de projetos

Anselmo falou, ainda, sobre projetos de lei que podem afetar a situação financeira da população: informou sobre a tramitação de um projeto, que propõe mudanças quanto à cobrança do IPTU, com a criação de novas regras; e sobre a tramitação de outro projeto, que propõe mudanças quanto ao Uso e Ocupação do Solo em Belo Horizonte, com possibilidade de abertura de novas áreas de comércio, de preservação e áreas residenciais, alterando a alíquota do imposto. Anselmo convidou os presentes e a sociedade a participarem desse debate, na elaboração de projetos de lei, salientando que tais medidas irão impactar a vida de todos os cidadãos.

Ressaltando que a Câmara é um espaço de discussão, Anselmo destacou a relevância dos temas debatidos, concluindo que o caminho para a solução da crise é o diálogo.

Seminário: BH e a crise econômica - 2ª matéria

25/05/2009

Empresários, trabalhadores e administradores participam de seminário na Câmara, em 21/05, e avaliam crise em BH.

Na segunda reportagem sobre o seminário “Belo Horizonte e a crise econômica: impactos e superação”, realizado em 21 de maio, na Câmara Municipal, você acompanha como a crise vem impactando representantes dos mais diversos setores, que participaram do evento.

Empresários

Guilherme Santos de LacerdaCom relação ao comportamento do consumidor, Guilherme Santos de Lacerda, empresário do setor ótico e proprietário da Optical Express, relatou que, pelo óculos ser um bem de valor aquisitivo maior, com a crise, as pessoas ficam mais precavidas em comprá-lo. “As vendas caíram cerca de 15% em relação aos anos anteriores. A crise influencia o emocional das pessoas, que preferem gastar mais com produtos alimentícios, vestuário, do que com um bem de poder aquisitivo maior”, avaliou Guilherme. Ele afirmou que a crise foi disseminada pela imprensa; “...mas, o seminário vai nos embasar quanto a medidas que possamos tomar daqui para a frente”, concluiu.

Representantes dos trabalhadores

Wagner Francisco Alves PereiraDe acordo com Wagner Francisco Alves Pereira, secretário da Executiva Nacional da União Geral dos Trabalhadores, o seminário também foi importante, pois discutiu um processo que está acontecendo no país. Mas, ressaltou que, apesar de todo o impacto da crise, que é divulgado, setores do governo e empresários alegam que ela não será tão forte, já que o Brasil é um país emergente e aponta para um PIB positivo. “De certa forma, isso também atinge os trabalhadores, porque a queda do PIB em 5%, certamente está gerando desemprego. Mas, temos lutado para que as empresas respondam por sua participação no social, e não descarreguem em cima dos trabalhadores todo o processo da crise”, enfatizou. Wagner considerou, por fim, que a crise será sanada ou diluída, no restante do ano de 2009, quando, segundo ele, apontam-se melhorias para o ano de 2010.

Conselho Regional de Administração

“Não estamos totalmente vacinados contra os efeitos da crise. Mas, estamos confiantes na possibilidade do Brasil superar alguns efeitos com mais comodidade e mais conforto, porque o Brasil se preparou para momentos difíceis”, constatou Célia Correia, do Conselho Regional de Administração. Ela destacou, ainda, que os administradores, gestores de empresas, aprenderam a enfrentar essas situações difíceis com um bom planejamento e com uma ação eficaz, que são, também, princípios da administração. “É necessária a contratação de grandes administradores, pois temos que fazer uso dos princípios básicos: planejar, organizar, coordenar ou liderar, e controlar. Um bom exercício desses quatro princípios é o suficiente para dar uma injeção de ânimo às organizações, concluiu Célia.

Sérgio Campos e Célia CorreiaSérgio Campos, também membro do Conselho Regional de Administração, analisou, por sua vez, que “...existe sim um cenário difícil, mas temos que continuar olhando para a frente e buscando alternativas para driblar esse cenário, não com demissões e sim com a criação de novos empregos e com a criação de projetos, o que, com certeza, vai fazer com que a economia circule”, analisou Sérgio. Para ele, empresas com profissionais de formação qualificada, como os administradores, conseguem driblar momentos menos favoráveis como este, ou, até mesmo, já estavam preparadas para enfrentá-lo.

Na terceira reportagem, você confere como a crise atingiu universitários, regionais, representantes dos trabalhadores e casas legislativas.

Seminário: BH e a crise econômica - 1ª matéria

22/05/2009
Em 21/05, Câmara reúne 214 representantes de diversos setores da sociedade para discutir crise econômica.

Com o objetivo de avaliar os impactos da crise no Município de Belo Horizonte e discutir ações efetivas a serem implementadas pelo poder público, iniciativa privada e sociedade civil, visando à sua superação, foi realizado, em 21/05, de 9:00 às 16:30 horas, no Plenário Amynthas de Barros, o seminário "Belo Horizonte e a crise econômica: impactos e superação".

Público assiste palestras da mesa redondaO seminário contou com a participação de Paulo de Tarso Almeida Paiva, do BDMG, José Afonso Bicalho Beltrão da Silva, da Secretaria Municipal de Finanças da PBH, Maria de Fátima Lage Guerra, do DIEESE, Roberto Alfeu Pena, da Câmara dos Dirigentes Lojistas de BH, Matheus Cotta de Carvalho, do SEBRAE-MG e Anselmo José Domingos, Secretário-Geral da Câmara Municipal de Belo Horizonte, com palestras, debates e mesa redonda. Luzia Ferreira, presidente da Câmara Municipal, abriu o encontro, fazendo um panorama geral da crise no Município e ressaltando a importância da realização desse debate.

BDMG

Paulo de Tarso Almeida PaivaEm seguida, Paulo de Tarso Almeida Paiva, do BDMG, ministrou a palestra "Panorama geral da crise", que se dividiu em quatro partes. Na primeira, Paulo mostrou que a crise é global, atingindo tanto os países desenvolvidos quanto os países emergentes. Depois, ele apresentou os canais de propagação da crise, tanto para o crédito, como para as exportações. Paulo mostrou, ainda, dados que revelam o impacto da crise no Brasil, apontando que ela se concentra fortemente em bens de capital e produtos duráveis. Informou, também, como a crise repercutiu em Minas Gerais. E, na quarta parte da exposição, foi feito um relato de como o BDMG está reagindo à crise, oferecendo crédito, principalmente para as médio, micro e pequenas empresas, setores que, segundo ele, são os que mais necessitam de apoio na atual conjuntura do país.

Prefeitura de Belo Horizonte

José Afonso BicalhoJosé Afonso Bicalho, Secretário Municipal de Finanças, em sua exposição, estimou que a crise dure entre dois e quatro anos. Ele constatou que, no Brasil, ela se agrava no que diz respeito a empregos, ressaltando que ela afeta mais o emprego que o produto. No caso dos países emergentes, segundo José Afonso, eles passam por uma desaceleração do crescimento, mas não por uma queda. Quanto ao efeito da crise sobre o setor público, ele afirmou que ela atinge a arrecadação e que, por isso, o governo tem que reativar a economia. Constatando o aumento da dívida pública e o conseqüente aumento da participação tributária, José Afonso salientou que a receita pública segue o nível da atividade econômica. No caso de Minas, ele constatou que o efeito foi maior, com uma queda de 13% do ICMS. José Afonso concluiu que, este ano, dificilmente se terá um aumento de receita no país; que seremos mais conservadores do ponto de vista de investimentos; que em Belo Horizonte, especificamente, não estão ocorrendo muitas demissões; e que, a longo prazo, o Brasil poderá ser beneficiado.

DIEESE

Maria de Fátima Lage GuerraMaria de Fátima Lage Guerra, do DIEESE, relatou que, em vários setores, vem crescendo o número de ocupações. Mas, que a evolução dessa taxa depende, também, da oferta de emprego no mercado de trabalho, que tem que ser maior, para que caia a taxa de desemprego. Sendo assim, segundo Maria de Fátima, o seminário tem por objetivo a troca de experiências entre os mais diversos setores da sociedade, como empresários e autoridades públicas, que vêm apresentar os efeitos da crise. Ela afirmou que o comércio é o setor menos afetado e que os setores atingidos foram a indústria automobilística e de material de construção. De acordo com Maria de Fátima, o mercado externo está retraído e, por isso, é preciso estimular políticas como a redução de IPI, de impostos para a importação e para a indústria automobilística. Para ela, o Brasil, hoje, passa a ser uma das grandes soluções para a crise: com a indústria aquecida, o país irá gerar mais emprego e renda. Concluindo, Maria de Fátima avaliou que o seminário mostra, portanto, a importância do vereador entender a crise e elaborar leis que atendam à demanda da população, com ações voltadas para comércio e serviços e buscando ampliação de renda.

Câmara dos Dirigentes Lojistas de BH

Roberto AlfeuRoberto Alfeu, da CDL, afirmou, também, que, no Brasil, para que o comércio esteja ativado e para que haja consumo interno, é preciso que se mantenha emprego e renda. Ele ressaltou que regiões onde há indústria sofrem mais impacto, o que não é o caso de Belo Horizonte. Aqui, não há tanta indústria e sim mais prestação de serviços e comércio, constatou. Então, a taxa de desemprego vem mantendo a média, ocorrendo uma desaceleração. Roberto Alfeu considerou, por fim, que Belo Horizonte está se preparando, tendo que investir, principalmente, em indústria, construção civil e saúde.

SEBRAE-MG

Matheus Cotta de CarvalhoE, para Matheus Cotta de Carvalho, do SEBRAE-MG, é preciso discutir com o Legislativo, o Executivo e a sociedade como a crise nos impactou. É necessária uma postura pró-ativa da sociedade, através de uma reflexão conjunta, afirmou Matheus. Segundo ele, o SEBRAE se insere nesse cenário, propondo, no seminário, ações mais horizontais, com condições mais adequadas para os empreendedores. Matheus constatou uma mudança no modelo de atuação dos empresários no país, anteriormente com foco no exterior. Considerando esse modelo esgotado, ele concluiu, enfim, que é preciso incentivar um modelo que favoreça as micro e pequenas empresas no Brasil.

Confira, na próximas reportagens, os impactos da crise para representantes dos trabalhadores, de empresários e do Conselho Regional de Administração, que participaram do seminário.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Programação IV Psicologia nas Gerais



27 de agosto
14h - Praça da Liberdade
"Ato Público - Comemoração Dia do Psicólogo "
19h - Abertura Oficial
Conferência de Abertura: "Ciência, Trabalho e Sociedade"
Convidados: Prof. José Newton
Prof. João Leite
Rogério de Oliveira Silva
Local: Teatro PUC-Minas – Unidade Coração Eucarístico
28 de agosto
Simpósio Mineiro de Psicologia no SUAS
Horário: 9 às 18h30
Local: Teatro PUC-Minas – Unidade Coração Eucarístico
9h - Mesas e Oficinas
Mesa 1 - "A Psicologia nas Emergências e Desastres - Uma Prática Emergente"
Local: Auditório 1 – Prédio 4
Mesa 2 - "O campo das Psicoterapias em debate: ética, métodos, técnicas ou ciência"
Local: Auditório 2 – Prédio 2
Mesa 3 - "Saúde, Trabalho e Sociedade: Contribuições da Psicologia"
Local: Auditório 3 – Prédio 43
Oficina 1 - "O feminino como questão de diferença" Local: Espaço Multiuso – Prédio 43
- "O feminino como questão de diferença" Espaço Multiuso – Prédio 43
11h - Mesas e Oficinas
Mesa 4 - "Mal-estar na escola: ensino, violência e problemas de aprendizagem"
Local: Auditório 1 – Prédio 4
Mesa 5 -"Psicoterapias, práticas psicológicas conhecidas e novas práticas: diferenças, convergências e emergências."
Local: Auditório 2 – Prédio 2
Mesa 6 -"Reflexões sobre as relações e condições de trabalho do psicólogo "
Local: Auditório 3 – Prédio 43
Oficina 2 - "Psicologia e Diversidade Sexual: campos de atuação"
Local: Espaço Multiuso – Prédio 43
14h - Mesas e Oficinas
Mesa 7 - "Psicologia e Diversidade Sexual: legislação e políticas públicas "
Local: Auditório 1 – Prédio 4
Mesa 8 -"Os transtornos das crianças: análise crítica da medicalização da infância"
Local: Auditório 2 – Prédio 2
Mesa 9 -"Tolerância Zero, prisões e redução da maioridade penal: que lógica é essa?"
Local: Auditório 3 – Prédio 43
Oficina 3 - "Psicologia e Políticas Públicas: os desafios da formação"
Local: Espaço Multiuso – Prédio 43
Oficina 4 - "Crianças e Adolescentes: violação de direitos, políticas de proteção e promoção da cidadania"
Local: Espaço Multiuso – Prédio 43
16h - Mesas e Oficinas
Mesa 10 - "Psicologia Hospitalar: Trabalho do Psicólogo, Regulação e Captação de Órgãos"
Local: Auditório 1 – Prédio 4
Mesa 11 -"As Psicoterapias e o Estado: plano de saúde, políticas públicas e serviços psicológicos"
Local: Auditório 2 – Prédio 2
Mesa 12 -"Reforma Psiquiátrica: a Psicologia debate a clínica em saúde mental "
Local: Auditório 3 – Prédio 43
Oficina 5 - "O Registro e a produção de documentos psicológicos"
Local: Espaço Multiuso – Prédio 43
29 de agosto
9h - Lançamento da Cartilha: "Enfrentamento a violência, abuso e exploração sexual contra Crianças e Adolescentes – referências para a atuação de psicólogos"
Local: Teatro PUC-Minas – Unidade Coração Eucarístico
9h - Mesas
Mesa 13 - "Exclusão da Psicologia nas Organizações: Embates em Recursos Humanos"
Local: Auditório 1 – Prédio 4
Mesa 14 -"Educação em Direitos Humanos: formação profissional e transformação social"
Local: Auditório 2 – Prédio 2
Mesa 15 -"A Psicologia e o envelhecimento "
Local: Auditório 3 – Prédio 43
11h - Mesas
Mesa 16 - "Psicologia e Políticas Públicas – Direitos dos Usuários e Inclusão Social"
Local: Auditório 1 – Prédio 4
Mesa 17 -"As ações do CRP-04 nas relações e condições de trabalho do Psicólogo"
Local: Auditório 2 – Prédio 2
Mesa 18 -"Formação em psicologia: possibilidades e impasses
Local: Auditório 3 – Prédio 43
14h - Mesas
Mesa 19 - "Mobilidade Humana e Trânsito: Construindo políticas públicas e reduzindo acidentes "
Local: Auditório 1 – Prédio 4
Mesa 20 -"I Conferência Nacional de Comunicação: o que a psicologia tem com isso?"
Local: Auditório 2 – Prédio 2
16h - Mesas
Mesa 21 - "Psicologia e Psicoterapia: qual o lugar da psicologia clínica? "
Local: Auditório 1 – Prédio 4
Mesa 22 -"O psicólogo e as psicoterapias: formação, perspectivas clínicas e políticas"
Local: Auditório 2 – Prédio 2

Faça sua inscrição!


Fonte: http://www.crpmg.org.br/GeraConteudo.asp?materiaID=1062


quinta-feira, 20 de agosto de 2009



20/08/2009 às 17h20min

Campus UNA Guajajaras – Sala 305

"Transtornos alimentares e obesidade: uma visão multidisciplinar”

Convidada: Dr. Fernanda Kalil

Psicóloga clínica, Especialista em Transtornos Alimentares e Obesidade pelo Hospital das Cínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), Coordenadora e Ministrante dos Cursos de Extensão "Anorexia e Bulimia Nervosa" e "Obesidade e Transtornos Alimentares Não Especificados" da Faculdade Fead, Belo Horizonte/MG. Coordenadora e Ministrante dos Cursos de Extensão "Psicoterapia da obesidade" e "Transtornos Alimentares e Obesidade" do Ciclo Ceap (Centro de Estudos Avançados em Psicologia) em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, atendimento clínico a pacientes portadores de transtornos alimentares e obesidade.





Obs: Haverá emissão de Certificado / Inscrições Coordenação de Curso

Engenharia Química - UNA

O engenheiro químico é o profissional que atua em diversas áreas, como a indústria petroquímica, alimentícia, de celulose e papel, alcoolquímica, farmacêutica; em consultoria, projetos e no controle de poluição. A biotecnologia e a química fina também são outras áreas de atuação deste profissional.

No curso de Engenharia Química da UNA, o aluno é capacitado para pesquisar, analisar, projetar e operar processos onde a matéria sofre alterações de fase, de estado físico, de conteúdo energético ou de composição.

Confira o plano curricular

http://www2.una.br/pdf/pdf_grades/una/eng_quimica.pdf

Engenharia Mecânica - UNA

O curso de Engenharia Mecânica da UNA forma profissionais aptos a idealizar, projetar, fabricar, dar manutenção em máquinas, estruturas, equipamentos, instalações industriais, meios de transporte e processos industriais, bem como gerenciar e projetar linhas de produção.

O engenheiro mecânico formado pela UNA terá conhecimentos que atendam às mais diversas soluções do mercado.

Confira o plano curricular

http://www2.una.br/pdf/pdf_grades/una/eng_mecanica.pdf

Engenharia Elétrica - UNA

Você já refletiu sobre a influência que o setor de energia elétrica exerce em nosso cotidiano e no crescimento de qualquer país? Que sem energia elétrica, a indústria e a agropecuária não produzem, o comércio não vende e o desemprego aumenta? Sem o profissional de engenharia elétrica, diversas atividades que dependem direta e indiretamente da energia elétrica ficariam seriamente comprometidas.

No curso de Engenharia Elétrica da UNA, o aluno é preparado para projetar, construir e realizar a montagem, operação e manutenção de instalações industriais, sistemas ou equipamentos de medição e de controle elétricos, além de fazer estudos e projetos voltados para garantir a qualidade da energia elétrica.

Confira o plano curricular

http://www2.una.br/pdf/pdf_grades/una/eng_eletrica.pdf

Engenharia Civil - UNA

Os grandes investimentos no setor na construção civil brasileira e a carência de habitação, saneamento básico, transportes e infra-estrutura urbana, formam um grande campo para o engenheiro civil.

O profissional da área participa diretamente da pesquisa das necessidades, da idealização, da criação de projetos, bem como o desenvolvimento da estrutura de edifícios, estradas, ruas, pontes, passarelas, usinas, entre outros. A geotecnia é outra área que oferece oportunidades para o engenheiro civil.

Com modernos laboratórios, o curso de Engenharia Civil da UNA oferece formação teórica e prática que permite ao profissional atuar nas mais diversas áreas da engenharia civil, como o cálculo estrutural e construção civil, desempenhar funções em projetos de recursos hídricos, engenharia de transportes, geotecnia, acompanhamento e execução de obras, entre outras.

Confira o plano curricular

http://www2.una.br/pdf/pdf_grades/una/eng_civil.pdf

Engenharia Ambiental - UNA

Numa época em que o aquecimento global e a poluição ambiental estão entre as principais preocupações da sociedade, os profissionais da área de engenharia ambiental são muito requisitados. O mercado para o engenheiro ambiental é promissor, principalmente por causa das exigências legais de proteção ao meio ambiente.

O engenheiro ambiental é o profissional que atua com a preservação dos recursos naturais, como água, ar e solo. Atua no manejo, controle e recuperação de ambientes tanto urbanos quanto rurais.

O curso de Engenharia Ambiental da UNA oferece uma formação multidisciplinar, com abordagens nas áreas de exatas e biológicas.

Confira o plano curricular

http://www2.una.br/pdf/pdf_grades/una/eng_ambiental.pdf

Engenharia de Computação - UNA

A área de engenharia de computação é um campo atraente para quem não deixa de acompanhar diariamente as novidades da tecnologia. O profissional projeta equipamentos em computação, em informática, desenvolve produtos ou equipamentos baseados em hardwares computacionais.

No curso de Engenharia de Computação da UNA, cuja qualidade acadêmica é reconhecida pelo MEC, o aluno é preparado para produzir novas máquinas e equipamentos computacionais utilizados em diversos setores, de acordo com as necessidades do mercado, além de planejar, implementar redes de computadores e seus componentes, e atuar em desenvolvimento de software.

As exigências das empresas pela melhoria da qualidade dos produtos e a busca de preços mais competitivos no mercado têm ampliado as oportunidades para os profissionais da área.

Confira o plano curricular

http://www2.una.br/pdf/pdf_grades/una/eng_computacao.pdf

Engenharia de Controle e Automação - UNA

A área de engenharia de controle e automação é a oportunidade para quem quer lidar com as novas tecnologias necessárias para a eficiência produtiva das empresas. No Curso de Engenharia de Controle e Automação da UNA, cuja qualidade acadêmica é reconhecida pelo MEC, o aluno é preparado para projetar, operar, programar, controlar e gerenciar equipamentos e maquinários de automação nas siderúrgicas, indústrias alimentícias, petroquímicas, automobilísticas, entre outras.

A automação bancária, comercial e residencial são outras áreas promissoras em que o engenheiro de controle e automação pode atuar. No curso, o aluno tem aulas em laboratórios com tecnologias avançadas, além de uma matriz curricular que permite uma formação voltada para a inserção do profissional no mercado de trabalho.

Confira o plano curricular

http://www2.una.br/pdf/pdf_grades/una/eng_cont_automacao.pdf

Sistemas de Informação - UNA

Você já imaginou viver sem as tecnologias que facilitam o nosso dia-a-dia, como o computador ou os equipamentos móveis e portáteis? Diversas funções deles são reais por meio de sistemas inteligentes que permitem fazer de tudo e, muitas vezes, até o inimaginável. Nos bastidores da criação destes programas, estão os profissionais que desenvolvem e implantam os sistemas de informação e recursos de tecnologia em diversos setores.

O graduado em Sistemas de Informação é requisitado em praticamente todas as instituições, públicas ou privadas, de todos os tamanhos e setores, nos mais diversificados ramos de atividades, principalmente nas empresas de tecnologia (software e hardware).

No curso de Sistemas de Informação da UNA, cuja qualidade acadêmica é reconhecida pelo MEC, o estudante participa de eventos com renomados palestrantes, como a Semana de Tecnologia e Informação, campeonatos de robótica, feiras especializadas, além de cursos e oficinas em laboratórios da instituição específicos para atividades estracurriculares.

São realizadas, ainda, visitas técnicas a empresas e instituições ligadas aos temas abordados em sala de aula, projetos de extensão como o Inclusão Digital, projetos interdisciplinares, participação em cursos e treinamentos em empresas.

Confira o plano curricular

http://www2.una.br/pdf/pdf_grades/una/SistemasdeInformacao.pdf

Engenharia de Produção - UNA

Você já imaginou por quantas etapas passa um produto antes de chegar às lojas? Para que ele chegue em perfeitas condições, é imprescindível o trabalho do engenheiro de produção. Um profissional capaz de dimensionar e integrar recursos físicos, humanos, financeiros, além de evitar entraves prejudiciais aos processos de produção.

No Curso de Engenharia da Produção da UNA, cuja qualidade acadêmica é reconhecida pelo MEC, o aluno conhece etapas importantes da área, como a otimização do processo produtivo, o desenvolvimento de produtos, o gerenciamento da cadeia logística, a gestão de fornecedores, o planejamento da produção, a apuração de custos, entre outros.

Além dos laboratórios de Física, Química, Tecnologia dos Materiais, Desenho Técnico, Fenômeno de Transporte, Automação e Informática, o aluno é auxiliado na integração com o mercado e no desenvolvimento de carreira, por meio do Centro de Desenvolvimento Profissional da UNA (CEDESP), que possui convênio com mais 500 empresas.

Confira o plano curricular

http://www2.una.br/pdf/pdf_grades/una/engenharia_producao.pdf

Arquitetura e Urbanismo - UNA

Uma das atividades do arquiteto é tornar reais os espaços internos e externos de uma edificação, dos ambientes urbanos e das mais variadas construções. Como urbanista, ele tem a tarefa de analisar, entender e intervir nos espaços urbanos, adequando-os e planejando o seu crescimento.

No Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNA, cuja qualidade acadêmica é reconhecida pelo MEC, o aluno é preparado para planejar, projetar e edificar valorizando e preservando a arquitetura, a cidade e a paisagem. Além disso, o estudante é orientado para se preocupar com o equilíbrio ecológico, durabilidade, qualidade, adequação do material utilizado na construção, além da utilização correta da tecnologia em respeito às necessidades sociais, culturais, estéticas e econômicas das comunidades.

O aluno tem aulas no Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU), nos Laboratórios de Protótipos, de Informática e de Desenho. Há ainda um espaço onde é possível conhecer os principais lançamentos e tendências em termos de materiais de acabamento.

Confira o plano curricular

http://www2.una.br/pdf/pdf_grades/una/arquitetura.pdf

Serviço Social - UNA

Muitas críticas são feitas todos os dias ao funcionamento e aos rumos da sociedade, mas são poucos que tomam atitude para mudá-la. As mudanças requerem uma capacidade de conhecer a realidade que permita identificar problemas para saber propor soluções.

É esta capacidade que o curso de Serviço Social da UNA desenvolve no seu aluno.

Na UNA, o aluno aprende a investigar uma determinada realidade, a fazer um diagnóstico sobre o seus problemas para depois agir no sentido de transformá-la. Como assistente social, ele aplicará este conhecimento nas instituições públicas, nas empresas privadas, nas ONGs, nos sindicatos, nos movimentos sociais ou em qualquer outro espaço onde ele atue. Ele poderá formular e implementar políticas sociais, programas, projetos e ações que beneficiem pessoas que estão em situação vulnerável. Ele poderá, também, tornar-se professor e pesquisador num curso de Serviço Social em qualquer instituição de ensino superior.

O curso de Serviço Social da UNA forma um assistente social ativo, crítico, autônomo e criativo, com sólido embasamento teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo. Forma um profissional comprometido com a ampliação da democracia e da cidadania no País e com o fortalecimento da sua categoria profissional.

Confira o plano curricular:

http://www2.una.br/pdf/pdf_grades/una/servico_social.pdf

Ciências Econômicas – UNA

Amplo é o campo de atuação do economista. Muito além dos cálculos matemáticos, o profissional da área é cada vez mais requisitado nas instituições financeiras, órgãos governamentais, bolsas de valores, empresas de diversos segmentos, na indústria e no comércio.

O aluno do Curso de Ciências Econômicas da UNA é preparado para planejar, articular, executar e avaliar as ações que visam solucionar problemas financeiros, socioeconômicos e administrativos. A inovação acadêmica do curso é a junção de disciplinas associadas ao conhecimento teórico necessário para compreender o ambiente socioeconômico

A qualidade acadêmica do curso é reconhecida pelo MEC. O aluno tem à disposição diversos programas de estágio, além de contar com o apoio do Centro de Desenvolvimento Profissional da UNA (CEDESP), que possui convênios com mais de 500 empresas e auxilia o aluno no processo de inserção no mercado de trabalho e no desenvolvimento de carreira.

Confira o plano curricular:

http://www2.una.br/pdf/pdf_grades/una/economia.pdf

Administração – Comércio Exterior UNA

Trabalhar em multinacionais, ser um grande gestor e saber criar oportunidades de negócios para empresas de exportação e importação. No Curso de Comércio Exterior da UNA, cuja qualidade acadêmica é reconhecida pelo MEC, o aluno é preparado para acompanhar as constantes mudanças do mercado globalizado e competitivo das empresas do setor. São realizadas visitas técnicas a diversas organizações, bem como o desenvolvimento de palestras com temas atuais relacionados ao comércio, à logística e à legislação aduaneira.

O curso proporciona aos estudantes experiências práticas, transformando-os em profissionais preparados para o mercado de trabalho. O aluno tem a oportunidade de participar do Programa de Consultoria Internacional em empresas norte-americanas em parceria com a Universidade de Ohio, além de contar com o apoio do Centro de Desenvolvimento Profissional da UNA(CEDESP), que possui convênios com mais de 500 empresas e auxilia o aluno no processo de inserção no mercado de trabalho e no desenvolvimento de carreira.

Confira o plano curricular:

http://www2.una.br/pdf/pdf_grades/una/comex.pdf

Ciências Contábeis - UNA

Prepare-se para atuar em um ambiente empresarial globalizado e competitivo. O profissional de ciências contábeis desempenha um importante papel para o crescimento e organização de uma empresa. Ele é responsável pelo fluxo de caixa, investimentos, captação de recursos financeiros e pelo gerenciamento de custos.

O curso de Ciências Contábeis está mais uma vez no ranking dos melhores do Brasil, segundo a avaliação de cursos superiores realizada pela Editora Abril.

Classificado com três estrelas, o curso estará na 4ª edição do Guia do Estudante Melhores Universidades 2008, da Revista Exame.

Com qualidade acadêmica reconhecida pelo MEC, o curso favorece a integração da área de contabilidade com a de gestão estratégica de negócios, o que amplia as oportunidades no mercado de trabalho.

Os alunos do curso de Ciências Contábeis, terão acesso aos laboratórios contábeis estruturados sob a forma de Escritório Contábil Modelo, nos moldes de uma "Empresa Simulada", apresentando ambientes organizacionais contábeis e dotado de equipamentos e softwares específicos que permitem aos alunos efetuarem atividades práticas inerentes à profissão contábil.
Com isso, o bacharel poderá atuar como contador, controller, auditor, consultor, pesquisador, tributarista, investigador, empresário e perito contábil. O curso possui convênios com grandes universidades do exterior e a capacitação necessária para os novos desafios nas áreas da contabilidade, auditoria e controladoria.

Confira o plano curricular
http://www2.una.br/pdf/pdf_grades/una/contabeis.pdf

Direito - UNA

A área do direito oferece diversas oportunidades em um mercado de trabalho altamente promissor. O recém-formado pode exercer sua profissão na iniciativa privada, no poder público, na área diplomática, dedicar-se à pesquisa e ao magistério, ou atuar em áreas novas, como a arbitragem, contratos internacionais, bioética, propriedade intelectual, meio ambiente, esporte, entre outras.

O compromisso da UNA com a qualidade de ensino, um processo de aprendizagem inovador e um corpo docente constituído por mestres e doutores de reconhecida competência, são atributos que fazem do nosso curso de Direito um dos cinco melhores de Minas Gerais.

A primeira turma, que recebeu o diploma de graduação em dezembro de 2007, alcançou 69% de aprovação na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No ranking de aprovação do Exame, a UNA manteve uma posição privilegiada ao se destacar como a 2ª instituição privada de ensino superior de Belo Horizonte, entre os 72 cursos existentes no Estado.
Esta qualidade acadêmica também é reconhecida pelo MEC.
No Núcleo de Prática Jurídica do curso, o aluno vivencia a rotina da área por meio de estágio voluntário, uma chance única de obter mais experiência antes de ingressar no mercado de trabalho. Sob a supervisão de professores experientes, o estudante assume um compromisso para uma sociedade mais justa, prestando atendimento jurídico gratuito às comunidades de baixa renda.

Diversas ações são promovidas durante o curso, como aulas inaugurais e palestras com grandes nomes do meio jurídico, visitas aos tribunais de Brasília e Belo Horizonte, congressos em áreas de vanguarda do direito, oficinas e cursos de extensão.

Confira o plano curricular
http://www2.una.br/pdf/pdf_grades/una/direito_GC.pdf

Administração - UNA

O curso de Administração de Empresas da UNA tem 40 de existência e tradição, sendo amplamente reconhecido por sua excelência no processo de formação de líderes e gestores.
Pelo 3º ano consecutivo, o curso de Administração de Empresas está no ranking dos melhores do Brasil. Com 4 estrelas, o curso cuja qualidade acadêmica é reconhecida pelo MEC, entra para a 4ª edição do Guia do Estudante Melhores Universidades 2008, da Revista Exame.

O curso tem a Sustentabilidade Empresarial como eixo transversal de formação do aluno, caso único no Brasil e reconhecido internacionalmente por instituições como a Organização das Nações Unidas, Business as na Agent of World Benefit e Academy of Management. O curso também se apóia nos Princípios para a Educação Responsável em Administração criados pela ONU.

Com um projeto pedagógico moderno e que aborda as principais tecnologias de gestão, bem como metodologia avançadas de ensino e aprendizagem que promovem o desenvolvimento da autonomia e capacidade de decisão e liderança, o curso de Administração da UNA se destaca pela profunda preocupação acadêmico-pedagógica aliada à experiência prática e à aplicação dos conceitos, técnicas e ferramentas fundamentais ao desenvolvimento e à formação de um Gestor Sustentável.

O aluno conta com dois laboratórios de Gestão e Prática Empresarial, metodologia de ensino-aprendizagem amplamente reconhecida e utilizada na Europa e nos Estados Unidos.
O curso desenvolve juntamente com a Fundação AVSI, a CDM - Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana e o Projeto Árvore da Vida - uma iniciativa da FIAT Automóveis, o Programa de Desenvolvimento Empresarial de Micro-empresários, visando contribuir para o desenvolvimento econômico, social e profissional das empresas inscritas e dos colaboradores e alunos envolvidos. Os alunos, orientados por professores da instituição, promovem o desenvolvimento dos empresários assistidos por meio de ações de consultoria, treinamento e implementação de novas rotinas e processos, colocando em prática aquilo que já aprenderam em sala de aula.

Confira o plano curricular
http://www2.una.br/pdf/pdf_grades/una/administracao_de_empresas.pdf

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Casa Cor 2009 Minas Gerais

Um dos locais mais procurados pelos turistas de todo o Brasil que visitam Belo Horizonte (MG), a Pampulha é patrimônio histórico da cidade. Parte integrante do roteiro cultural da capital mineira reúne opções de lazer para todos os gostos, incluindo museus, estádios, parques, cinemas e centros de compras.


A partir de 19 de agosto, até o dia 6 de outubro, a região ganhará um charme especial com a abertura ao público da 15a edição da Casa Cor Minas Gerais. O evento será realizado na Alameda das Palmeiras, esquina com Avenida Otacílio Negrão de Lima, no bairro São Luiz.


Para receber o evento de grandeza internacional, a Pampulha se reveste de sofisticação, requinte, tecnologia e muito glamour para inspirar os 80 profissionais que farão parte do elenco da mostra mineira em 2009. Eles assinarão os 60 ambientes do salão de decoração, arquitetura e paisagismo mais importante da América Latina.


Enquanto a sustentabilidade orienta o conceito dos espaços, o evento ganha brilho especial com as homenagens ao centenário de nascimento de Burle Max, o criador dos renomados jardins tropicais e um dos paisagistas mais conceituados do mundo.


Fonte: Guia BH www.guiabh.com.br

Design de Interiores

Móveis, objetos, acessórios, cores e iluminação são conciliados com funcionalidade, conforto e criatividade. O profissional de design de interiores possui diversas soluções para harmonizar ambientes internos, com estilo e praticidade. Seja na combinação de cores, de acordo com a preferência do proprietário do imóvel, ou na escolha dos móveis mais práticos para o dia-a-dia, o profissional é sempre requisitado.

Uma das metas fundamentais deste profissional é melhorar a qualidade de vida das pessoas. O aluno do Curso de Design de Interiores da UNATEC aprende a planejar e harmonizar ambientes, criar e executar projetos que assegurem conforto e boa estética em espaços públicos e privados, além de pensar na utilização racional dos recursos naturais.

Confira o plano curricular:
http://www2.una.br/pdf/pdf_grades/unatec/grade_curricular_matriz_Design_Interiores.pdf

Nutrição

O profissional de Nutrição orienta as pessoas a manterem práticas alimentares saudáveis em todas as etapas de sua vida e, com isso, melhorar a qualidade de vida e prevenir diversas doenças.

O aluno do Curso de Nutrição da UNA tem a oportunidade de fazer estágios em consultórios, hospitais, clínicas, unidades de alimentação e nutrição, postos de saúde, nas áreas relacionadas ao esporte.

O curso conta com laboratórios de Técnica Dietética, Microbiologia e Análise de Alimentos, Nutrição Experimental, Bromatologia, além da Clínica Integrada de Atenção à Saúde UNA, um local adequado para a prática da profissão junto à comunidade. A Clínica já prestou mais de 1000 atendimentos nutricionais gratuitos para pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde da capital, realizados pelos próprios alunos supervisionados por professores do curso.
No Laboratório de Análise de Alimentos, o aluno conhece todo o processo de análise microbiológica. São aproximadamente 1500 serviços de análises para empresas de alimentação, consultoria na área de qualidade a estabelecimentos comerciais, além de oferecer oportunidades de estágios aos alunos.

Já no Laboratório de Microbiologia de Alimentos, o aluno vivencia, na prática, a realização das análises de alimentos, bem como as atividades que garantem a qualidade das refeições produzidas nas unidades de alimentação e nutrição.


Confira o plano curricular:
http://www2.una.br/pdf/pdf_grades/una/nutricao.pdf

Farmácia

Sempre atento às questões que envolvem a saúde e com soluções para o combate às doenças, o farmacêutico é um dos profissionais mais antigos da humanidade.

O trabalho desse profissional vai além da comercialização de produtos farmacêuticos. Ele é um agente importante em toda a cadeia produtiva de um medicamento, desde a sua fabricação até a sua distribuição, registra novas drogas, distribui e comercializa os produtos e verifica se chegam ao consumidor dentro das normas e dos padrões sanitários exigidos.

O aluno do Curso de Farmácia da UNA tem incentivo à pesquisa, além de aulas em laboratórios especializados, como o de Controle de Qualidade em Alimentos e a Farmácia Verde. A UNA é o primeiro Centro Universitário a inaugurar uma Farmácia Escola, por meio do programa Farmácia Popular do governo federal.

O curso de Farmácia foi reconhecido pelo MEC, com nota máxima. A qualidade acadêmica é comprovada pela excelente avaliação do corpo docente, discente e técnico-administrativo. Oferece um projeto acadêmico inovador, com destaque para o trabalho interdisciplinar.

Confira o plano curricular:
http://www2.una.br/pdf/pdf_grades/una/grade_curricular_Farm%E1cia.pdf

domingo, 16 de agosto de 2009

Enfermagem na UNA

No Curso de Enfermagem da UNA o aluno é preparado para trabalhar com a ciência do cuidar, por meio da relação entre a teoria, técnica e pesquisa. A qualidade acadêmica é reconhecida pelo MEC.

O estudante tem formação generalista de enfermeiro, é preparado para refletir sobre a importância do direito humano básico, da saúde e da qualidade de vida. A metodologia é baseada na busca de soluções para os problemas vividos no cotidiano da profissão. O curso reúne laboratórios de Anatomia, Biologia, além da Clínica Integrada de Atenção à Saúde. Na Clínica, o aluno terá a oportunidade de atender às demandas da comunidade, atuar na triagem, na avaliação, na detecção de possíveis doenças, além de participar de grupos educativos nas áreas da saúde do adulto, da mulher, da criança, do adolescente e do idoso.
Por meio de parcerias entre as diversas instituições públicas e privadas, o curso possibilita ao aluno participar de campanhas de vacinação e campanhas de promoção de saúde. Uma delas, também realizada por meio de parcerias, possibilitou o atendimento às mulheres para prevenção do câncer de colo de útero e de mama.
Projetos de extensão são realizados em praças públicas, a fim de possibilitar a participação de maior contingente de pessoas.

Confira o plano curricular
http://www2.una.br/pdf/pdf_grades/una/enfermagem.pdf

sábado, 15 de agosto de 2009



Corredores Ecológicos são áreas que possuem ecossistemas florestais biologicamente prioritários e viáveis para a conservação da biodiversidade na Amazônia e na Mata Atlântica, compostos por conjuntos de unidades de conservação, terras indígenas e áreas de interstício. Sua função é a efetiva proteção da natureza, reduzindo ou prevenindo a fragmentação de florestas existentes, por meio da conexão entre diferentes modalidades de áreas protegidas e outros espaços com diferentes usos do solo.
A implemetação de reservas e parques não tem garantido a sustentabilidade dos sistemas naturais, seja pela descontinuidade na manutenção de sua infra-estrutura e de seu pessoal, seja por sua concepção em ilhas, ou ainda pelo pequeno envolvimento dos atores residentes no seu interior ou no seu entorno.
Integrante do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil, o Projeto atua em dois corredores: O Corredor Central da Mata Atlântica (CCMA) e o Corredor Central da Amazônia (CCA).
A implementação desses Corredores foi priorizada com o propósito de testar e abordar diferentes condições nos dois principais biomas e, com base nas lições aprendidas, preparar e apoiar a criação e a implementação de demais corredores.
A participação das populações locais, comprometimento e conectividade são elementos importantes para a formação e manutenção dos corredores na Mata Atlântica e na Amazônia.
Objetivos do projeto:
· Reduzir a fragmentação mantendo ou restaurando a conectividade da paisagem e facilitando o fluxo genético entre as populações.
· Planejar a paisagem, integrando unidades de conservação, buscando conectá-las e, assim, promovendo a construção de corredores ecológicos na Mata Atlântica e a conservação daqueles já existentes na Amazônia.
· Demonstrar a efetiva viabilidade dos corredores ecológicos como uma ferramenta para a conservação da biodiversidade na Amazônia e Mata Atlântica.
· Promover a mudança de comportamento dos atores envolvidos, criar oportunidades de negócios e incentivos a atividades que promovam a conservação ambiental e o uso sustentável, agregando o viés ambiental aos projetos de desenvolvimento.Para atingir este objetivo, o Projeto Corredores Ecológicos desenvolve uma abordagem abrangente, descentralizada e participativa, permitindo que governo e sociedade civil compartilhem a responsabilidade pela conservação da biodiversidade, podendo planejar, juntos, a utilização dos recursos naturais e do solo; envolvendo e sensibilizando instituições e pessoas, criando parceiras em diversos níveis: federal, estadual, municipal, setor privado, sociedade civil organizada e moradores de entorno das áreas protegidas.



BioGlossário

Não entende alguns termos usados pelo professor?



Vídeo Ecológico



Quando vemos um jabuti, pensamos logo em um preguiçoso animal comendo alface. O vídeo acima mostra como cágados podem ter uma agressividade surpreendente. Chelidae é uma família do grupo de quelônios (Ordem Testudinata), também conhecida como cágados pescoço de cobra. O nome deriva do pescoço, que é relativamente comprido e estreito. Na verdade, a maioria das espécies do grupo é carnívora e alimenta-se de vermes, moluscos, peixes, crustáceos, insetos e vegetais. Existem também espécies onívoras.

Fonte: http://www.biologo.com.br/
XX Semana do ICB/UFG
De 1 a 5 de setembro Goiânia/ GO

Informações e Inscrições no Site
http://www.semanadoicb.com.br/
V Simpósio em Ecologia: Ecologia do Comportamento
De 22 a 24 de setembro Rio de Janeiro/RJ


Informações e Inscrições no Site
www.biologia.ufrj.br/eco-simposios/comportamento.htm
III Congresso Latino-Americano de Ecologia
10 a 17 de setembro São Lourenço/MG



Informações e Inscrições no Site
www.seb-ecologia.org.br/ixceb
Simpósio de Ecologia do Comportamento
dias 22, 23 e 24 de setembro Teatro Noel Rosa da UERJ (RJ)

Informações e Inscrições no Site
www.biologia.ufrj.br/eco-simposios/apresentacao.htm
VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação
De 20 a 24 de setembro Curitiba/PR

Informações e Inscrições no Site
www.itarget.com.br/newclients/fundacaoboticario.org.br/cbuc2009/
XVII Simpósio de Botânica Criptogâmica
De 23 a 26 de setembro Tomar/Portugal

Informações e Inscrições no Site
http://criptogamica2009.fc.ul.pt/
II Simpósio de Ciências Biológicas
31 de agosto a 4 de setembro Recife/PE

Informações e Inscrições no Site
www.unicap.br/eventos/simcbio/index.htm
XIII Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida
27 a 29 de agosto de 2009 Curitiba/PR
Informações e Inscrições no Site
http://www.repassist2009.com.br/

Programe-se Agosto e Setembro

XII Congresso Brasileiro de Limnologia
23 a 27 de agosto de 2009 Gramado/RS

Informações e Inscrições no Site
www.sblimno.org.br/XIICBL

Ciências Biológicas UNA

O ritmo de atividades do estudante do Curso de Ciências Biológicas da UNA é intenso. Em sala de aula, ele adquire a formação teórica. Nos laboratórios de Biologia Molecular e de Cultura de Células, estuda os seres vivos e a sua relação com o meio ambiente. O aluno ainda participa de eventos, palestras e visitas técnicas periódicas.

No Curso de Ciências Biológicas, com ênfase em Biotecnologia e Meio Ambiente, o aluno é preparado para atuar em áreas como a botânica, zoologia, ecologia, biologia da conservação e molecular, genética e na microbiologia. O aluno tem aulas práticas nos modernos laboratórios de Biologia Molecular e de Cultura de Células. Por meio do Programa de Iniciação Científica, há ainda a oportunidade de desenvolver pesquisas em todas as áreas das ciências biológicas.
De acordo com a avaliação do MEC, professores e alunos estão extremamente motivados com as diretrizes e perspectivas do curso. Através de instalações físicas em excelentes condições, foram criados estágios supervisionados e grandes projetos de pesquisa e extensão científica.


quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Estágio CEF para alunos PROUNI

Estudantes do ProUni terão oportunidade de fazer estágio na Caixa Econômica Federal por meio do IEL.


O MEC assinou convênio com a Caixa Econômica Federal para oferta de estágio para os bolsistas do ProUni em suas unidades administrativas.


Podem concorrer às vagas do Programa de Estágio da CAIXA, todos os bolsistas do ProUni que estejam com matrícula ativa, cursando a partir do 3º semestre para os cursos com duração de 3 anos ou 3 anos e meio, e a partir do 5º semestre para os cursos com duração de 4 ou 5 anos, desde que haja correlação entre o currículo de formação profissional do estagiário e as atividades que serão desenvolvidas na CAIXA.


Os bolsistas que quiserem se candidatar a uma vaga do estágio deverão fazer o cadastro e aguardar ser chamado para participar do Processo Seletivo.


Horário do Estágio: 4 ou 5 horas diárias contínuas — 20 ou 25 horas semanais, a serem cumpridas de segunda a sexta.


Valor da bolsa:




4 horas diárias: R$ 465,00
5 horas diárias: R$ 581,00
Auxílio - Transporte: R$ 66,00



ATENÇÃO CANDIDATO: AO SE CADASTRAR, NÃO SE ESQUEÇA DE PREENCHER NO CAMPO CONHECIMENTO A OPÇÃO BOLSISTA PROUNI. O BOLSISTA PROUNI DEVERÀ SELECIONAR QUALQUER UMA DAS OPÇÕES: BÁSICO, INTERMEDIÁRIO OU AVANÇADO.


Endereço para cadastro:http://www.fiemg.org.br/Default.aspx?tabid=9960


Dia do Economista

Compreender de que forma as sociedades usam seus recursos materiais e humanos, com vistas a produzir e distribuir bens e serviços, é o trabalho do economista, que atua basicamente em duas áreas: na macro e na microeconomia.

Na macroeconomia, esse profissional se dedica às atividades e relações econômicas e financeiras internacionais de um país, de uma região ou de uma comunidade. Trata da política econômica, de distribuição de renda, gastos e investimentos públicos e relaciona a situação do mercado com a economia como um todo.

Na microeconomia, que diz respeito ao desenvolvimento e à viabilidade da indústria e do comércio, o economista orienta o planejamento econômico e financeiro do negócio, controlando gastos e custos e fazendo previsões sobre os nichos do mercado.

Se você pensa que para fazer tudo isso o economista precisa apenas de números, está muito enganado. Além dos dados e estatísticas que fundamentam seu trabalho, o bom profissional dessa área deve ter conhecimentos de história, sociologia e política. O curso de Ciências Econômicas exige muita leitura e pesquisa. Portanto, é importante reforçar a idéia de que a economia é uma ciência humana, acima de tudo.

Fonte: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/economista/home.html

Sejam Bem Vindos

Mas um semestre se inicia os veteranos voltam com saudades dos amigos, com as novidades das férias, com a sensação de que mais uma fase foi cumprida e a formatura se aproxima. Os calouros iniciam sua caminhada, com expectativa, aguardando tudo que a universo acadêmico tem a oferecer. O DCE UNA-SE deseja aos veteranos, calouros, funcionários, professores e colaboradores diretos ou indiretos, boa sorte, persistência, determinação e principalmente muita vontade de mudar a si e por que não, ao mundo?